TRANSPORTE

Alepa aprova recursos para melhoria do transporte público em Belém

O projeto tem como finalidade a aquisição de veículos de transporte coletivo para renovar e ampliar a frota em procedimento licitatório

Foto: Mauro Ângelo
Foto: Mauro Ângelo

Os deputados estaduais aprovaram, por maioria, a criação do Fundo Estratégico do Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB). Proposto pelo Governo do Estado, a iniciativa tem a finalidade de realizar aquisição de veículos de transporte coletivo para renovar, ampliar ou recompor a frota mediante procedimento licitatório, além de financiar auditorias sobre a gestão de receitas tarifárias, dentre outras atribuições. Ainda durante a mesma sessão da Assembleia Legislativa (Alepa) foi aprovada uma alteração, em forma de lei também enviada pelo Poder Executivo, ao próprio SIT/RMB, que visa adequações à realidade da rotina dos coletivos.

De acordo com a mensagem enviada ao Legislativo Estadual, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que “a proposta visa o aproveitamento de recursos públicos, com a definição de regras próprias para o Fundo Estratégico do Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém, essencial para o funcionamento e operação do SIT/RMB”.

Ainda segundo o chefe do Executivo estadual, “a criação do Fundo Estratégico do Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém possibilitará a aquisição de veículos de transporte coletivo, essenciais para a modernização e renovação da frota de ônibus, o que não apenas melhorará a qualidade dos serviços oferecidos à população, mas também contribuirá para a redução de custos operacionais, mediante o aumento da eficiência energética e diminuição da emissão de poluentes”.

A proposta de criação do Fundo recebeu duas emendas aditivas, uma do deputado Carlos Bordalo (PT) e outra do deputado Rogério Barra (PL), ambas rejeitadas pela maioria dos deputados. Dois deputados votaram contra a proposta: Livia Duarte (PSOL) e Rogério Barra (PL).

OUTRAS

– De autoria do deputado delegado Nilton Neves (PSD), foi aprovada a criação do Programa de Prevenção e a Semana Contra o Estupro Virtual nas Instituições de Ensino Público e Privado no Pará. A proposta afirma que a Semana Estadual de Conscientização sobre o Estupro Virtual será instituída no dia 18 de maio.

Uma das principais cantoras da Música Popular Brasileira, Fafá de Belém, teve sua obra musical reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará. O projeto de lei é de autoria da deputada Lívia Duarte (PSOL) e foi aprovado por unanimidade pela Casa de Leis.

Maria de Fátima Palha de Figueiredo possui 30 álbuns gravados e 15 milhões de discos vendidos. Seus estilos musicais incluem o fado, o sertanejo e a música romântica. Fafá de Belém foi anunciada como enredo da Escola de Samba Império de Casa Verde no Carnaval de 2024 com o tema: Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta. A obra tem a autoria do carnavalesco Leandro Barboza e pesquisa do enredista Tiago Freitas.

Pela parte da tarde, foi instalada a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa. Na ocasião, os integrantes da comissão escolheram Zeca Pirão (MDB) para presidente e Fábio Freitas (Republicanos) para a vice-presidência. De acordo com o Regimento Interno da Alepa, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar é responsável por examinar as condutas puníveis e propor as penalidades aplicáveis aos deputados submetidos ao processo disciplinar previsto no Código de Ética e Decoro Parlamentar, instituído pela Resolução nº 11, de 17 de novembro de 1997.