Em meio à abundância de informações sobre alimentação que circulam nas redes sociais e em outras plataformas, o Sistema Conselho Federal e Regionais de Nutrição (CFN/CRN) lançou a campanha “Nutrição é Ciência“. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância de seguir orientações nutricionais baseadas em evidências científicas e combater a disseminação de dicas alimentares infundadas que podem comprometer a saúde.
A campanha, que coincide com o Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, destaca o papel crucial dos nutricionistas na promoção da saúde e na orientação alimentar.
Keilla Sulivan, nutricionista e vice-presidente do Conselho Regional de Nutrição da 7ª Região (CRN-7), que abrange o Pará, diz que a o principal objetivo da campanha é educar a população sobre a importância de buscar orientação de profissionais qualificados e baseadas em evidências, ao invés de seguir modismos alimentares e informações não comprovadas. “Atualmente, muitos usuários de redes sociais se apresentam como especialistas em alimentação e dão orientações infundadas que, além de serem falsas, podem prejudicar a saúde de quem segue essas dicas”, explica.
EVENTO
O CRN-7 está promovendo uma série de eventos ao longo da semana para capacitar os nutricionistas que compõem a 7ª Região – sendo os Estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Amazonas –. Em Belém, cidade sede do CRN-7, o evento ocorre hoje (30), no Centro Universitário Fibra, e para os nutricionistas que abrangem o CRN-7 e queiram participar, as inscrições podem ser feitas pelo site www.crn7.org até o horário da programação – de 15h à 21h.
“As palestras e workshops buscam celebrar a profissão, mas também capacitar ainda mais os nutricionistas, pois um profissional mais informado e atualizado atende melhor seus pacientes”, afirma Keilla.
A campanha também estará ativa nas plataformas de redes sociais, no Instagram @crn7_nutri, com publicações que visam informar o público em geral sobre a importância do nutricionista e como identificar profissionais qualificados. Além disso, para conferir quem está atendendo você é de fato um nutricionista, eles disponibilizam um recurso chamado “Ache um Nutricionista”, acessando o site www.cfn.org.br. “Ele conta com uma base de dados de todos os profissionais registrados do país, com nome, Estado onde atua e número de registro”, detalha a vice-presidente.
PERIGO
O aumento de informações sobre nutrição nas redes sociais tem trazido preocupações significativas. Segundo a especialista, o perigo promovido por esse tipo de conteúdo é incalculável, pois pode influenciar negativamente milhões de pessoas por meio da internet. “Divulgar informações nutricionais sem ter a devida formação pode ser caracterizado como exercício ilegal da profissão, e um dos principais papéis do CRN-7 é combater essa prática, por meio de nosso Setor de Fiscalização”, pondera.
Informações sem base científica podem ser prejudiciais e trazem sérios riscos à saúde. “Dietas restritivas, que não consideram as particularidades de cada indivíduo, podem levar a deficiências de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e proteínas. O nutricionista é quem vai analisar cada caso e propor um plano alimentar individualizado, pois cada pessoa é diferente”, ressalta.
DESAFIOS E AÇÕES CONTRA FAKE NEWS
A proliferação de conteúdos alimentares não comprovados é um desafio constante. Tantas pessoas, sem formação adequada, se sentem livres para oferecer orientações e até cursos sobre dietas alimentares. O cenário ocorre porque existem pessoas que consomem e aceitam essa influência, sem considerar as consequências.
“Por isso a campanha deste ano é enfática ao afirmar ‘nutrição é com o nutricionista’. Queremos divulgar ao máximo essa informação, para que o usuário das redes sociais não acredite em falsas informações sobre saúde e nutrição e saibam em quem confiar”, acrescenta.
Além da campanha do Dia do Nutricionista, o CRN-7 mantém um canal de denúncias para combater a divulgação de informações falsas, conteúdos que trazem riscos à saúde e o exercício ilegal da profissão, através do site: www.crn7.org/denuncias. Qualquer pessoa pode denunciar e o sigilo é garantido.
SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO NO PARÁ – em Belém
Data: 30 de agosto de 2024
Hora: 15h às 21h
Local: Centro Universitário Fibra – avenida Gentil Bitencourt, 1144
As inscrições podem ser feitas pelo site www.crn7.org até o horário da programação.