Diego Monteiro
O Centro Comercial de Belém, assim como os shopping centers espalhados pela cidade, estão registrando grande movimento nesta reta final para o Natal. As vendas já têm superado as expectativas de boa parte dos comerciantes, que estimam um crescimento em torno de 30% até o final de dezembro, se comparado aos dois últimos anos.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a data deve injetar mais de R$ 66 bilhões na economia do Brasil, com a aquisição de produtos como eletrônicos, vestuários, perfumaria, calçados, bolsas, entre outros. Apesar do preço médio dos itens citados ficar nos R$ 132, mais de 40% dos compradores disseram que não querem gastar além de R$ 100 para cada presente.
Tatieli Alves, 22, está em busca de uma caixa de som para o pai, mas devido aos preços, a universitária tem usado uma das principais ferramentas dos consumidores: a pesquisa. Para a estudante, é importante equilibrar o bom valor com a qualidade do produto oferecido, para que a compra barata não saia cara no final com custos de manutenção.
“Já tive uma experiência desagradável, onde comprei um aparador de barba no ano passado apenas pelo valor. Na hora eu pensei: ‘nossa, muito barato. Este que vou comprar’. Mas o aparelho não durou três meses. Sobre os valores, tenho achado razoável, mas não ao ponto de pagar a vista, por isso vou parcelar de três vezes no cartão”.
Quem atendeu a Tatieli foi a vendedora Tânia Ferreira, 45, que para garantir a compra, ofereceu um desconto de 10%. “Claro que temos um teto para tirar em cima do valor. O importante é que essa quebra no preço não seja prejudicial para nós, mas ao mesmo tempo agrade a clientela. Se está bom para ambas as partes, então o negócio é fechado”.
SHOPPINGS
Os dados da CNDL colocam em evidência que a maioria das pessoas (53%) é influenciada pelo preço na hora de comprar e 39% escolhem o local por conta de ofertas e promoções.
Sobre os preços, 40% enfatizaram que as roupas estão pesando no bolso. “Hoje foi o dia que eu escolhi para andar, pesquisar e comprar roupas para as minhas filhas. Em relação aos preços, de fato, tenho achado um pouco caro, mas está dando para administrar e comprar algumas peças”, ressaltou Fátima Aguiar, 64.
Evelyn Oliveira, 24, vendedora de uma loja de roupas em um shopping no bairro do Castanheira, relatou que esperava um pouco mais, mas enfatizou que a chuva pode ser um dos motivos para o movimento considerado pequeno na tarde de ontem. “Esses dias estamos fazendo o que podemos para manter um saldo equilibrado no caixa, mas só se a chuva deixar”, frisou. “Como aqui é diferente do comércio, não tem como colocarmos uma caixa de som para chamar, divulgar as principais vantagens da loja”, brincou.
Funcionamento
Shoppings
Shopping Pátio Belém
23/12: das 9h às 00h
24/12: das 9h às 19h
25/12: somente cinema
Shopping Metrópole
23/12: 9h às 23h
24 e 31/12: 9h às 19h
25 a 01/01: 16h às 22h – praça de alimentação e cinema
Shopping Boulevard
23/12: 09h às 00h
24/12: 09h às 19h
25/12: somente cinema
Shopping Bosque Grão-Pará
23/12: 09h às 00h
24/12: 09h às 19h
25/12: somente cinema
Shopping Castanheira
23/12: 9h às 23h
24/12: 9h às 19h
25/12: fechado
Parque Shopping
23/12: 09h às 00h
24/12: 09h às 19h
25/12: somente cinema
Centro Comercial de Belém
23/12: até às 00h
24/12: até 19h