A movimentação nesta terça-feira, 20, foi intensa nos postos de vacinação contra a covid-19 de idosos com idade igual ou acima a 60 anos, público apto a receber a quinta dose da vacina contra a covid-19 em Belém. Esse reforço também é disponibilizado para imunocomprometidos, grávidas e puérperas.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Cremação foi um dos postos de vacinação com boa procura nesta terça-feira. O aposentado Antônio dos Santos, 78, foi um dos idosos que procurou a unidade nesta manhã para receber a quinta dose do imunizante.
“Com essa dose a gente fica mais tranquilo, pois traz segurança para a gente. Espero que todo mundo que já esteja apto aproveite essa oportunidade de se imunizar para nos proteger e proteger a nossa família”, disse o aposentado.
A também aposentada Maria das Graças Fontenelle, 70, procurou a UBS da Cremação para receber a quinta dose da vacina anticovid. Eu estando prevenida eu previno também minha família. Você tomando a vacina, colabora com a saúde coletiva”, analisa Maria das Graças.
Além do público citado, a Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), está vacinando também crianças, jovens, adultos e idosos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças, a vacina está disponível a partir dos 6 meses de idade. Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e está disponível para todas as pessoas, a partir de 18 anos.
A quarta dose também é ofertada para todos os imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.
Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica que comprove a condição.
Locais de vacinação:
– Unidades Básicas de Saúde (UBS): de segunda a sexta-feira, o atendimento é de 8h às 17h (todas as vacinas disponíveis, exceto Pfizer Baby);
– Hospital do Exército: terça e quinta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 18h;
– Hospital de Aeronáutica: terça e quinta-feira, de 8h às 11h e de 14h às 17h;
– Hospital Naval: terça e quinta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h;
– Universidades: Unama, Fibra , Unifamaz e Uepa (Escola de Enfermagem Magalhães Barata), de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.
Fonte: Agência Belém