O cheiro forte de queimado e uma fumaça densa assustaram os moradores de vários bairros de Belém, na manhã de ontem (17) e se repetiram neste domingo. Nas redes sociais há relatos das pessoas, em fotos e vídeos, mostrando os prédios encobertos pela fumaça esbranquiçada, parecendo neblina. Alguns usuários descreveram a sensação de sufocamento e tosse.
Um dos motivos seria um incêndio no antigo lixão do Aurá, em Ananindeua, iniciado ainda na sexta-feira (16). O lixão está desativado desde 2015. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as equipes fizeram revezamento no combate às chamas até a madrugada de sábado e que não houve registro de incêndio no local posteriormente.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) informou que está apurando as causas e que o tempo seco e a baixa pluviosidade (pouca chuva) nesta época do ano contribui para o aprisionamento de “fumaça, poluentes em geral”.
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que não recebeu denúncia sobre ato de queimada ilegal no Aurá, mas que técnicos do Departamento de Controle Ambiental irão avaliar a situação.
Fonte: Com informações de Emily Beckman