Diário no Qatar

Copa do Mundo vai coroar novo tricampeão. Quem leva?

Copa do Mundo vai coroar novo tricampeão. Quem leva? Copa do Mundo vai coroar novo tricampeão. Quem leva? Copa do Mundo vai coroar novo tricampeão. Quem leva? Copa do Mundo vai coroar novo tricampeão. Quem leva?
Copa do Mundo vai coroar novo tricampeão. Quem leva?

Marcel Rizzo/Folhapress

Pela quinta vez na história das finais do Mundial de futebol duas seleções se enfrentam com o mesmo número de títulos em busca de uma marca para ficar à frente do rival. Argentina (1978 e 1986) e França (1998 e 2018) jogam neste domingo (18) pela decisão da Copa do Qatar, às 12h de Brasília, em busca do Tri.

O principal confronto neste nível foi justamente o primeiro. Brasil (1958 e 1962) e Itália (1934 e 1938) eram bicampeões quando chegaram à final na Cidade do México, em 1970. Quem ganhasse aquela Copa seria o primeiro Tri da história e ganharia um prêmio: a posse definitiva da taça Jules Rimet.

Comandada por Pelé, a seleção brasileira goleou por 4 a 1 e levou para o Rio o troféu. No início dos anos 1980, a Jules Rimet foi roubada e derretida. Talvez por isso a nova taça da Copa do Mundo, que tem esse nome, jamais ficará definitivamente com algum país – o campeão volta para casa com uma réplica.

Doze anos depois, na Espanha em 1982, novamente a Itália tinha uma batalha pelo Tri, desta vez contra a Alemanha (1954 e 1974). E depois de despachar o Brasil na segunda fase, os italianos foram campeões ganhando por 3 a 1.

Em 1990, na Itália, a Argentina teve sua primeira chance de conquistar pela terceira vez a Copa do Mundo, quatro anos depois de ganhar a segunda. Com Diego Maradona, que deu aquele passe magistral para Caniggia marcar e eliminar o Brasil nas oitavas de final, os argentinos perdem a decisão para a Alemanha, 1 a 0, que finalmente se tornava Tri.

Após 24 anos da final no México, Brasil e Itália estavam novamente frente a frente para assumirem a liderança das taças em Copas do Mundo, desta vez o Tetra. Nos EUA, em 1994, a decisão foi para os pênaltis, Baggio chutou a bola nas nuvens e o Brasil venceu pela quarta vez.

De 1998 até agora, novos campeões apareceram, como a França, que ganhou em casa e é a atual campeã, e a Espanha, em 2010. O Brasil se tornou o único Penta, em 2002, e Itália e Alemanha conseguiram o Tetra, respectivamente em 2006 e 2014, mas não houve mais embates entre seleções com o mesmo número de taças. Até este domingo. E a promessa é de uma grande decisão, com Messi e Mbappé dividindo a artilharia da Copa e regendo suas seleções em campo.

Do lado argentino, o camisa 10 tem a última chance de levantar a taça de campeão do mundo. Aos 35 anos, ele joga cada partida com sangue nos olhos e contagiou time e torcida no Qatar.

Entre os franceses, Mbappé, com apenas 23 anos, já busca a sua segunda taça de Copa e, se conseguir, se consagra de vez como grande estrela do futebol mundial. O céu é o limite!