Grande Belém

Custodiados contribuem com limpeza urbana na Grande Belém

Sob o acompanhamento da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), internos da Colônia Penal trabalham em vias da capital. Foto: Agência Pará
Sob o acompanhamento da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), internos da Colônia Penal trabalham em vias da capital. Foto: Agência Pará

Um grupo de 30 custodiados que cumprem o regime semiaberto no sistema penal contribuiu, nesta terça-feira (13), com a limpeza urbana da avenida Romulo Maiorana, no bairro do Marco, em Belém. Sob o monitoramento de servidores e policiais penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), os custodiados realizam serviços de roçagem e pintura do meio-fio.

O titular da Diretoria de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado, informou que o trabalho integra o projeto “Limpeza de Vias Públicas” e será estendido para outras ruas da capital paraense, envolvendo 50 custodiados internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI).

“Eles vão atuar na limpeza das vias públicas de Belém e da Região Metropolitana como um todo, fazendo conservação ambiental, a pintura de meio-fio, a limpeza de calçadas, roçagem de canteiros e demais atividades”, declarou Belchior.

O titular da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP) da SEAP, João Barbosa, afirmou que o objetivo da iniciativa é ampliar a reinserção social. Segundo Barbosa, mesmo com o grande número de Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) incluídas e fazendo parte de projetos voltados à reinserção social dentro das unidades penais, é preciso fomentar ainda mais esse interesse e preparar os custodiados para retornarem à sociedade.