Grande Belém

IMAGENS: Mosqueiro celebra Nossa Senhora do Ó no 137º Círio

Círio de Nossa Senhora do Ó em Mosqueiro. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.
Círio de Nossa Senhora do Ó em Mosqueiro. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.

Cintia Magno

Com saída da centenária Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu-Virado, o 137º Círio de Nossa Senhora do Ó levou cerca de 12 mil fiéis às ruas do distrito de Mosqueiro, na manhã deste domingo (11). A missa de abertura da procissão, celebrada em frente à capela, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

A bela imagem de Nossa Senhora do Ó acompanhou toda a celebração da Santa Missa em um pequeno altar montado em frente à Capela do Sagrado Coração de Jesus. Enquanto os preparativos para a saída da procissão ainda eram realizados, quem teve a oportunidade aproveitou para registrar uma foto pertinho da representação da grande homenageada do dia.

Assim que a missa foi encerrada, os fiéis que puderam acompanhar a procissão que iniciou sobre o enorme tapete de serragem e areia colorida se estendia por toda a avenida 16 de novembro. Além desta, outras tradições do Círio de Mosqueiro eram celebradas pelos fiéis.

Com a pequena Kevellyn, de sete meses de vida, vestida de anjo no colo, o coletor de lixo Adriano Sampaio, 28 anos, cumpria a promessa feita pela mãe de sua filha. “A mãe dela fez uma promessa que ela viria de anjo no círio e esse é o primeiro ano”.

Com saída da centenária Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu-Virado, o 137º Círio de Nossa Senhora do Ó levou cerca de 12 mil fiéis às ruas do distrito de Mosqueiro, na manhã deste domingo (11). Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.

À medida que a procissão ia cumprindo o seu percurso, o número de fiéis que caminhavam junto à Maria apenas aumentava. Ao longo do trajeto, homenagens feitas por residências e comércios ajudavam a emocionar quem participava na romaria que encerrou com a chegada até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, na Vila. A participação dos devotos foi destacada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

“São tantos anos de uma história tão bonita construída com tanta fidelidade a Deus e à Igreja, então, eu quero agradecer pela presença do povo que se reúne hoje, depois desses anos de sofrimento e dificuldades para todos nós, agora na devoção à Nossa Senhora do Ó, que é consolidada em Mosqueiro e nas redondezas, por tanta gente que quer experimentar essa graça de Deus através da proteção de Nossa Senhora do Ó, nessa festa está bem colocada dentro desse ambiente de preparação para o Natal”.

FESTIVIDADE

A festividade em homenagem à Nossa Senhora do Ó iniciou no dia 06 de dezembro e segue até o próximo dia 18. Incluindo Círio celebrado no último domingo (11), a programação é composta por 13 procissões, com destaques para Caminhada da Fé, Círio Fluvial, Círio das Crianças e homenagens de ciclistas e motociclistas. O Círio de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, é celebrado sempre no segundo domingo de dezembro.