Grande Belém

De olho nas vendas, comércio reforça torcida canarinha

Produtos em verde e amarelo atraem consumidores. Nilton diz que estoque já foi quase todo vendido. Foto celso Rodrigues/Diário do Pará.
Produtos em verde e amarelo atraem consumidores. Nilton diz que estoque já foi quase todo vendido. Foto celso Rodrigues/Diário do Pará.

Irlaine Nóbrega

As vitórias do Brasil na Copa do Mundo de 2022 tem movimentado o Centro Comercial de Belém. Com a seleção avançando na competição no Catar, os comerciantes têm aproveitado para fazer uma renda extra com adereços e itens das cores da bandeira do Brasil.

Camisas, cornetas, chapéus, apitos e perucas são alguns dos produtos que tem sido sucesso entre os consumidores. A promessa de uma boa atuação da equipe nas eliminatórias do torneio deve aquecer ainda mais as compras até o meio do mês de dezembro.

O ambulante Antônio Campos, de 71 anos, vende os itens da Copa desde o início do torneio. Apitos, óculos, vuvuzelas e bandeiras são alguns dos produtos que tem feito sucesso entre os clientes. A competição vem garantindo uma renda extra, que tem feito diferença neste final de ano.

“A procura está muito boa e cada vez que o Brasil ganha as coisas melhoram. Se o Brasil ganhar na final é que o negócio vai estourar. Tem saído muita buzina, as vuvuzelas. Tem sido uma forma de garantir um dinheiro extra, com certeza. Também estou torcendo para o Brasil ganhar para eu poder vender bastante”, disse Antônio.

Na Treze de Maio, uma das principais ruas do comércio, a maioria das lojas estão enfeitadas com produtos nas cores da bandeira do Brasil. Desde camisas até perucas, os clientes têm comprado os mais variados adereços para torcer pela seleção. A frente de um dos estabelecimentos de confecções ganhou as cores verde e amarelo nas peças de vestuário, tudo isso para chamar a atenção da clientela.

Segundo o vendedor Nilton Corrêa, 30, os produtos temáticos à mostra são apenas uma parte do que restou do estoque, já que os clientes têm comprado bastante para os jogos do Brasil.

“A gente está vendendo peruca e bandeira do Brasil e tem saído bastante. No primeiro jogo foi muito bom o movimento, nesse segundo que já foi um pouco menos porque o horário foi até meio-dia. A gente já está sem as blusas do Brasil, só os vestidos. Para o terceiro jogo, a gente quer vender mais um pouco, porém não tem mais tanta coisa do Brasil de confecção porque saiu tudo. Como teve a política, tava dividido até de usar a camisa. Com a melhora dos jogos e a vitória do Brasil, o povo tem se animado mais um pouco”, disse.

Outro produto que tem sido muito procurado para os jogos da competição são as televisões. Desde o início de novembro, a mercadoria tem saído muito nas lojas de eletrodomésticos, principalmente maiores, como as 55, 60 e 70 polegadas.

O movimento foi ainda maior durante o último fim de semana, na Black Friday, quando os consumidores aproveitaram a promoção para levar uma das telas para casa. De acordo com o gerente de uma rede de lojas, Edson Corrêa, 45, o número das vendas de TV dobrou em relação ao mesmo período de 2021.

“As televisões estão tendo uma procura desde o início de novembro por causa da Copa. Até sábado passado, com a Black Friday, a procura foi muito grande. A gente ainda está com bastante TV exposta na frente da loja, justamente as de maiores polegadas. A gente fez isso porque acredita que conforme for acontecendo as vitórias da seleção brasileira, a procura vai ser ainda maior. A gente já está preparado para essa procura com TV no estoque, com preço bom e parcelamento, que é o principal para o consumidor”, garantiu o gerente.