Grande Belém

De olho nas vendas, comércio reforça torcida canarinha

De olho nas vendas, comércio reforça torcida canarinha De olho nas vendas, comércio reforça torcida canarinha De olho nas vendas, comércio reforça torcida canarinha De olho nas vendas, comércio reforça torcida canarinha
Produtos em verde e amarelo atraem consumidores. Nilton diz que estoque já foi quase todo vendido. Foto celso Rodrigues/Diário do Pará.
Produtos em verde e amarelo atraem consumidores. Nilton diz que estoque já foi quase todo vendido. Foto celso Rodrigues/Diário do Pará.

Irlaine Nóbrega

As vitórias do Brasil na Copa do Mundo de 2022 tem movimentado o Centro Comercial de Belém. Com a seleção avançando na competição no Catar, os comerciantes têm aproveitado para fazer uma renda extra com adereços e itens das cores da bandeira do Brasil.

Camisas, cornetas, chapéus, apitos e perucas são alguns dos produtos que tem sido sucesso entre os consumidores. A promessa de uma boa atuação da equipe nas eliminatórias do torneio deve aquecer ainda mais as compras até o meio do mês de dezembro.

O ambulante Antônio Campos, de 71 anos, vende os itens da Copa desde o início do torneio. Apitos, óculos, vuvuzelas e bandeiras são alguns dos produtos que tem feito sucesso entre os clientes. A competição vem garantindo uma renda extra, que tem feito diferença neste final de ano.

“A procura está muito boa e cada vez que o Brasil ganha as coisas melhoram. Se o Brasil ganhar na final é que o negócio vai estourar. Tem saído muita buzina, as vuvuzelas. Tem sido uma forma de garantir um dinheiro extra, com certeza. Também estou torcendo para o Brasil ganhar para eu poder vender bastante”, disse Antônio.

Na Treze de Maio, uma das principais ruas do comércio, a maioria das lojas estão enfeitadas com produtos nas cores da bandeira do Brasil. Desde camisas até perucas, os clientes têm comprado os mais variados adereços para torcer pela seleção. A frente de um dos estabelecimentos de confecções ganhou as cores verde e amarelo nas peças de vestuário, tudo isso para chamar a atenção da clientela.

Segundo o vendedor Nilton Corrêa, 30, os produtos temáticos à mostra são apenas uma parte do que restou do estoque, já que os clientes têm comprado bastante para os jogos do Brasil.

“A gente está vendendo peruca e bandeira do Brasil e tem saído bastante. No primeiro jogo foi muito bom o movimento, nesse segundo que já foi um pouco menos porque o horário foi até meio-dia. A gente já está sem as blusas do Brasil, só os vestidos. Para o terceiro jogo, a gente quer vender mais um pouco, porém não tem mais tanta coisa do Brasil de confecção porque saiu tudo. Como teve a política, tava dividido até de usar a camisa. Com a melhora dos jogos e a vitória do Brasil, o povo tem se animado mais um pouco”, disse.

Outro produto que tem sido muito procurado para os jogos da competição são as televisões. Desde o início de novembro, a mercadoria tem saído muito nas lojas de eletrodomésticos, principalmente maiores, como as 55, 60 e 70 polegadas.

O movimento foi ainda maior durante o último fim de semana, na Black Friday, quando os consumidores aproveitaram a promoção para levar uma das telas para casa. De acordo com o gerente de uma rede de lojas, Edson Corrêa, 45, o número das vendas de TV dobrou em relação ao mesmo período de 2021.

“As televisões estão tendo uma procura desde o início de novembro por causa da Copa. Até sábado passado, com a Black Friday, a procura foi muito grande. A gente ainda está com bastante TV exposta na frente da loja, justamente as de maiores polegadas. A gente fez isso porque acredita que conforme for acontecendo as vitórias da seleção brasileira, a procura vai ser ainda maior. A gente já está preparado para essa procura com TV no estoque, com preço bom e parcelamento, que é o principal para o consumidor”, garantiu o gerente.