Pará

MPPA elege Procurador-Geral de Justiça e César Mattar Jr. é o único candidato

O atual PGJ deve ser reconduzido para mais um mandato. Foto: Divulgação
O atual PGJ deve ser reconduzido para mais um mandato. Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Pará realiza na quinta-feira, 1º de dezembro, no horário de 8h às 16h, eleição para Procurador-Geral de Justiça (PGJ) e membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). A eleição será eletrônica e utilizará o sistema Votanet, cedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. Um total de 325 membros, entre promotores e procuradores, estão aptos a votar em todo Estado.

Na votação para Procurador-Geral de Justiça a Comissão Eleitoral informa que foi registrada uma candidatura. Podem concorrer ao cargo integrantes da carreira da instituição e a nomeação é feita pelo Chefe do Poder Executivo para um mandato de dois anos. Segue abaixo o número e nome do candidato registrado:

01 CÉSAR MATTAR JR.

Na votação para o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) os membros escolherão 5, entre os 17 candidatos que concorrem para um mandato de dois anos. Confira quem são eles de acordo com o número, nome e ordem de disposição na cédula:

001      RAIMUNDO DE MENDONÇA RIBEIRO ALVES
002      CLÁUDIO BEZERRA DE MELO
003      LUIZ CESAR TAVARES BIBAS
004      FRANCISCO BARBOSA DE OLIVEIRA
005      MARCOS ANTÔNIO FERREIRA DAS NEVES
006      RICARDO ALBUQUERQUE DA SILVA
007      MARIA DA CONCEIÇÃO DE MATTOS SOUSA
008      LEILA MARIA MARQUES DE MORAES
009      MARIA TÉRCIA ÁVILA BASTOS DOS SANTOS
010      HEZEQUEDIAS MESQUITA DA COSTA
011      MARIA CÉLIA FILOCREÃO GONÇALVES
012      CÂNDIDA DE JESUS RIBEIRO DO NASCIMENTO
013      MARIA DO SOCORRO MARTINS CARVALHO MENDO
014      NELSON PEREIRA MEDRADO
015      ROSA MARIA RODRIGUES CARVALHO
016      HAMILTON NOGUEIRA SALAME
017      SÉRGIO TIBÚRCIO DOS SANTOS SILVA

Será enviado aos membros um e-mail com o título “Acesso Ao Sistema de Votação Online”, do remetente [email protected], com o nome da eleição, período da votação, usuário, senha e o link para participar da eleição. A senha é pessoal e intransferível.

Esta é a terceira vez que o MPPA utiliza votação eletrônica na eleição para escolha do Procurador-Geral de Justiça e composição do CSMP. A primeira votação eletrônica foi em 2018 por meio do sistema Votus. Em dezembro de 2020 foi utilizado o Votanet.

Preparativos finais

Na quinta-feira, 1º de dezembro, o trabalho da Comissão Eleitoral iniciará mais cedo para as providências técnicas necessárias para que a eleição se inicie no horário previsto em lei.

A abertura oficial da votação será feita pelo presidente da Comissão Eleitoral, procurador de justiça Geraldo de Mendonça Rocha, acompanhado da procuradora de justiça Dulcelinda Lobato Pantoja (membro) e da promotora de justiça Joana Chagas Coutinho (secretária), além de servidores designados para colaborarem com os trabalhos da eleição.

A equipe estará de prontidão para dar suporte aos eleitores que encontrarem qualquer dificuldade para votar. Os atendimentos serão feitos presencialmente, por mensagem (whatsapp) ou ligações telefônicas no número 98871-2119 e ainda pelo e-mail da Comissão Eleitoral ([email protected]).

Tanto a abertura da votação, às 8h, quanto a apuração dos votos, às 16h, poderão ser acompanhadas ao vivo pelo canal do MPPA no Youtube e ainda pelo site institucional.