Grande Belém

Mosqueiro inicia preparativos para o Círio de Nossa Senhora do Ó

A festa em louvor a Nossa Senhora do Ó, padroeira de Mosqueiro, soma 13 procissões. Foto: Divulgação
A festa em louvor a Nossa Senhora do Ó, padroeira de Mosqueiro, soma 13 procissões. Foto: Divulgação

O distrito de Mosqueiro já vem se preparando para as homenagens em louvor a Nossa Senhora do Ó. Uma verdadeira maratona de procissões deve movimentar a ilha, distante 70 km de Belém, a partir do dia 6 de dezembro com carreata dos órgãos de segurança, se estendendo até o dia 18 com a festividade e shows culturais.

Segundo a programação da paróquia, situada à praça da Matriz, no centro de Mosqueiro, serão 13 procissões, com destaques para Caminhada da Fé, Círio Fluvial, Círio das Crianças e homenagens de ciclistas e motociclistas. O Círio é celebrado no segundo domingo de dezembro.

Este ano, não haverá restrições. A procissão volta ao formato normal com os tradicionais carros de anjos, trio elétrico, homenagens dos romeiros, moradores e grande participação de crianças e pessoas idosas. O coordenador do evento, Fernando Feitosa, aguarda por uma participação recorde de romeiros para celebração da paz e amor entre os devotos. A temática do Círio de número 137 de Nossa Senhora do Ó enaltece a figura da Maria, mãe de Jesus, como grande símbolo da comunhão, participação e missão da igreja católica.

Igualmente a Belém, Mosqueiro realiza um ciclo de preparação ao grande dia da romaria. As peregrinações com imagem de Nossa Senhora do Ó seguem firme até o final do mês de novembro, com visitas as paróquias, residências, escolas, empresas e órgãos públicos da bucólica. No Hospital Geral de Mosqueiro, a imagem foi recebida pelo diretor Eduardo Barros.

Programação

A festa em louvor a Nossa Senhora do Ó, padroeira de Mosqueiro, soma 13 procissões. A primeira será a dos órgãos de segurança, com saída de Carananduba com destino a sede do Grupamento de Bombeiro Militar, no Farol.

Em seguida, acontecerão romarias, carreatas e a grande Caminhada da Fé, com saída do Furo das Marinhas e chegada a praça da Vila, quando será inaugurada a decoração noturna da igreja da Matriz. “A Caminhada da Fé é uma prova de resistência para os romeiros, mas que a cada ano, a gente percebe o aumento do número de fiéis”, comenta o coordenador do Círio de Mosqueiro, Fernando Feitosa.

Serviços 

137º Círio de Nossa Senhora do Ó – Mosqueiro

Data – 11/12/2022

Hora – 6h30

Saída – Capela do Sagrado Coração de Jesus – Chapéu Virado

Chegada – Igreja da Matriz – Vila