Grande Belém

Moradores de Belém se reúnem para assistir os jogos da Copa

Moradores de Belém se reúnem para assistir os jogos da Copa

Trayce Melo

Após quatro anos, o maior torneio de futebol do mundo está de volta. A Copa do Mundo começou ontem (20), com uma partida entre Qatar, país-sede, e Equador, às 13h (horário de Brasília).

Em Belém a movimentação foi tranquila em alguns bares e restaurantes da capital para acompanhar a partida. A programação é bem vista pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS-PA), que tem expectativa de um movimento grande dos estabelecimentos devido ao clima da Copa. Durante os próximos 28 dias o campeonato deve movimentar bastante o setor de bares e restaurantes paraenses. O movimento deve ser maior nos dias de jogo da Seleção Brasileira e muitos estabelecimentos estão preparando uma programação especial.

Em um bar localizado na Av. Marquês de Herval, virou tradição reunir os familiares e amigos com aquele churrasco para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Ian Reis, 29 anos, autônomo, conta que o bar já está há décadas na família e tem uma ligação muito forte com o futebol.

“Não poderíamos deixar de fazer nosso típico churrasco para assistir a abertura da Copa. Acredito que na próxima quinta-feira quando a Seleção Brasileira estrear, aqui vai estar lotado. Já compramos as nossas camisas do Brasil, encomendamos cerveja e carne para assistir ao jogo e se Deus sair vitorioso”, conta.

Na avenida Marquês de Herval, rolou até um churrasco e cerveja para acompanhar as seleções. FOTO: CELSO RODRIGUES

RUA

No bairro da Cremação, a tradição de decorar a rua para a Copa do Mundo tem conseguido aproximar vizinhos. Paulo Sérgio Vitelo, 60, eletricista, conta que os moradores sempre se mobilizam para decorar a “Rua da Copa” que fica na 3 de maio no perímetro da Pariquis até a Fernando Guilhon.

“É uma tradição que começou com os meus pais, agora eu levo adiante. Os moradores se mobilizam através de rifas, sorteios e as coletas para decorar toda a rua e nos dias de jogos como você está vendo tem nosso sopão, churrasco com cerveja, telão e o pagode que não pode faltar, a festa será ainda maior nos jogos do Brasil”, explica.