Grande Belém

Trânsito de Belém terá mudanças no final de semana. Saiba mais!

O trânsito em ruas próximas à Basílica terá mudanças a partir de sábado. Foto: Agência Belém
O trânsito em ruas próximas à Basílica terá mudanças a partir de sábado. Foto: Agência Belém

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que dará apoio durante as romarias que encerram as festividades do Círio de Nazaré e que ocorrerão de sábado, 22, até segunda-feira, 24. De acordo com o órgão, foram destacados um efetivo de 54 agentes de trânsito e de transporte, na orientação e segurança dos romeiros e condutores nos pontos de interdição e desvios.

A Romaria dos Corredores será realizada no sábado, dia 22, com largada na avenida Nazaré. Serão destacados oito agentes de trânsito, além de três viaturas e duas motocicletas. A partir das 5h, haverá interdição parcial das áreas de concentração e das vias que compõem o percurso do evento e, à medida que a romaria for passando, as vias serão liberadas.

O percurso compreende as Avenidas Nazaré, Generalíssimo Deodoro, Conselheiro Furtado, travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, rua Coronel Fontoura, travessa Felix Roque, rua Tomázia Perdigão, avenidas Padre Champagnat, Portugal, Almirante Tamandaré, rua Gama Abreu, avenida Nazaré até a Basílica Santuário.

No domingo, dia 23, a partir das 6h, a Semob destacará oito agentes de trânsito, três viaturas e duas motocicletas para dar apoio e garantir a fluidez e segurança dos participantes da Procissão da Festa.

A partir das 6h, haverá a interdição parcial das áreas de concentração (saída/chegada) e das vias que compõem o percurso do evento, com a liberação total das vias, na medida em que a procissão for avançando.

O percurso tem saída da igreja Sagrado Coração de Jesus, na rua dos Caripunas, seguindo pela travessa Quintino Bocaíuva, avenida Conselheiro Furtado, travessa Benjamin Constant, avenida Nazaré e Basílica Santuário.

O perímetro do entorno da Basílica Santuário será isolado para veículos, para permitir maior segurança viária aos pedestres, no acesso à Praça Santuário e concentração para assistir ao show pirotécnico, no domingo, bem como, à programação do Círio Musical e ao parque de diversão.

Para isso, haverá interdição na avenida Generalíssimo Deodoro com a avenida Nazaré, na Vila Leopoldina com avenida Nazaré e na Governador José Malcher, com a Generalíssimo Deodoro.

Para essas interdições, orientação e segurança viária, atuarão 18 agentes de trânsito de forma escalonada. O efetivo vai ficar a postos a partir das 18h até às 2h da madrugada.

O trânsito e as linhas de ônibus que circulam pela avenida Nazaré serão desviados pela travessa Rui Barbosa seguindo pela avenida Gentil Bittencourt, a destino. Já os que acessam a Nazaré, pela travessa Quintino Bocaíuva, seguirão direto pela Gentil Bittencourt, a destino. Os agentes de transporte orientarão os condutores de ônibus quanto aos desvios temporários das linhas que trafegam na avenida Nazaré.

Desvios de itinerário na despedida da Imagem Peregrina

Para o Recírio, com a Missa e procissão de despedida da imagem peregrina, que vai sair da Praça Santuário para o Colégio Gentil Bittencourt, a Semob montou esquema para garantir a realização do evento, a segurança dos participantes e a fluidez no trânsito do entorno.

“Os desvios são os mesmos realizados no encerramento do Círio, com o mesmo efetivo”, explicou o coordenador Raimundo Rodrigues Neto. Ou seja, os pontos de desvios são nos cruzamentos da avenida Nazaré com a travessa Rui Barbosa e da avenida Gentil Bittencourt com a travessa Quintino Bocaíuva.

O percurso do Recírio vai pela passagem Dom Alberto Ramos, seguindo pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré, Magalhães Barata até o Colégio Gentil Bittencourt.

Os acessos do percurso serão interditados na avenida Nazaré, nos cruzamentos com a avenida Generalíssimo Deodoro, com as travessas 14 de Março, Quintino Bocaíuva e Rui Barbosa; e na avenida José Malcher no cruzamento com a avenida Generalíssimo Deodoro e avenida Gentil Bittencourt com a travessa Quintino Bocaíuva.

Enquanto durar a procissão do Recírio, a Semob vai desviar os itinerários das linhas de ônibus que operam nos trechos interditados, da seguinte forma:

As linhas que operam via rua Gama Abreu ou Av. Pte. Vargas / Av. Nazaré / Av. Magalhães Barata, farão avenida Presidente Vargas ou rua Gama Abreu, Av. Nazaré, Trav. Quintino Bocaiúva, rua Boaventura da Silva, Av. Alcindo Cacela, Av. Magalhães Barata, a destino.

As linhas que operam via avenida Gentil Bittencourt / Trav. Quintino Bocaiúva / Av. Nazaré / Trav. 14 de Março, farão avenida Gentil Bittencourt, Trav. 14 de Abril, Av. Gov. José Malcher, Trav. 9 de Janeiro, rua João Balbi, Trav.14 de Março, a destino.

As linhas que operam via rua dos Mundurucus / Trav. Quintino Bocaiúva / Av. Nazaré / Av.Magalhães Barata, farão Trav. Quintino Bocaiúva, Av. Gentil Bittencourt, Trav. 14 de Abril, Av. Magalhães Barata, a destino.

A linha Djalma Dutra, Sentido Bairro-Centro, fará Av. Generalíssimo Deodoro, rua Boaventura da Silva, Av. Alcindo Cacela, Av. Conselheiro Furtado, a destino.

A linha Guamá-Pátio Belém, no sentido Centro-Bairro, fará rua Boaventura da Silva, Av. Alcindo Cacela, Av. Gentil Bittencourt, a destino

As linhas Maguari-Pça. dos Estivadores e Marituba-Doca (Cerâmica), no sentido Centro-Bairro, farão rua Boaventura da Silva, Av. Alcindo Cacela, Av. Magalhães Barata, a destino.

Fonte: Com informações da Agência Belém.