O candidato à reeleição para a presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), está sendo acusado pela Prefeitura de Belém de usar imagens de gestores em sua propaganda eleitoral sem o consentimento das pessoas citadas pela PMB. Bolsonaro participou da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, no último dia 8 de outubro, e imagens da procissão foram captadas e divulgadas em horário eleitoral pela equipe do candidato.
A Prefeitura elencou algumas pessoas que tiveram a imagem supostamente usada de forma irregular na propaganda eleitoral. Caso da agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, que estava cumprindo agenda institucional ao lado do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, na chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré à Escadinha da Estação das Docas, na Campina, em Belém (PA).
À Agência Belém, a titular da Agência Distrital de Mosqueiro (Adic) ressaltou a indignação pelo uso de sua imagem, sem autorização e em um momento de fé. “Como jurista, militante e secretária de uma das únicas prefeituras governadas pela esquerda, repúdio veementemente o uso de minha imagem na propaganda eleitoral”, disse.
“Além de um momento de manifestação de fé em Nossa Senhora de Nazaré, também cumpria, na ocasião, agenda institucional da Prefeitura de Belém, e a utilização indevida dos vídeos e fotos em que apareço, não foram, em nenhum momento, autorizadas por mim”, desabafou.
Já o presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Alfredo Costa, disse ter ficado indignado com o uso indevido de sua imagem. “Quero, aqui, manifestar a minha indignação pelo uso indevido e proposital da minha imagem e de mais dois secretários da Prefeitura de Belém, no programa eleitoral do candidato que não apoiamos”.
Providências
A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Márcia Bittencourt, também aparece na propaganda. Todos os gestores que aparecem no vídeo, sem o consentimento, informaram que tomarão providências jurídicas quanto ao uso indevido e eleitoral das imagens divulgadas em propagandas do candidato.