Diego Monteiro
Hoje é o último dia da 10ª edição da Feira de Artesanato do Círio, um dos principais destinos dedicados ao passeio e ao lazer deste mês, em um espaço todo refrigerado montado no Parque Urbano Belém Porto Futuro, pelo Sebrae no Pará. A exposição, que oferece entrada gratuita, é ainda mais uma opção de presente para o Dia das Crianças, que devem
lotar o evento neste dia 12.
No local é possível encontrar uma variedade de presentes para este público, como brinquedos de miriti, laços personalizados, amigurumis, bonecos de tecido, instrumentos musicais inspirados na cultura afroindígena, dentre outros itens produzidos por 93 artesãos de várias cidades do estado, como Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Oeiras do Pará, Salvaterra e Santarém.
Com cerca de 1.700 metros quadrados, o evento está bem maior do que em 2019: de 60 passou para 100 estandes este ano. Na área de alimentação, são 10 quiosques, com diversas iguarias típicas da região amazônica, como o famoso tacacá, maniçoba, vatapá, caruru, além de sopa de caranguejo, tortas geladas de cupuaçu, bacuri, coxinha de maniçoba e sorvetes com sabores regionais.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA), o objetivo da exposição é promover a cultura, divulgar e comercializar trabalhos dos artesãos paraenses. “A iniciativa está maior, com uma variedade de itens para todos os gostos e bolsos. Desde junho esses trabalhadores começam a produzir para a feira e nós fazemos o nosso papel de divulgação, seja em hotéis, como em toda a cidade”, disse Miguel Pantoja, coordenador da Feira.
Pantoja destaca que o evento é para todas as idades. “Falando das nossas crianças, por exemplo, temos opções que fogem do tradicional – que são os jogos eletrônicos -, com uma pegada ecologicamente correta. A maioria dos insumos usados para a produção veio da natureza: são barcos, bonecos, brinquedos com movimentos e os que lembram a nossa fauna e flora”, detalhou.
O evento é resultado da fusão de duas iniciativas: a Feira do Miriti, específica do artesanato de miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em várias regiões paraenses. A 10ª edição da Feira já contabilizou mais de R$ 500 mil de
faturamento em seis dias.
EXPECTATIVA
De acordo com o artesão Valdeli Costa Alves, 52, a data é um dos melhores momentos para faturar. “Eu sou um artesão que brinca de fazer brinquedo. Eu gosto de brincar. Uma criança que brinca é mais feliz. Nesse dia muitas vêm para conhecer, pois nunca viram brinquedos de miriti e ficam apaixonadas… então elas convencem os pais que acabam levando nossa arte para casa”, contou.
A sustentabilidade é um dos destaques da Feira de Artesanato do Círio, que traz produtos variados ao público, entre eles, itens feitos com práticas do manejo sustentável, reaproveitando materiais que seriam descartados, como caroço de açaí, coco, buriti, MDF e bambu, além de brincos de escamas e miriti, pingentes açaí, colar de escama de pirapema e mandalas de vinil.
Luciana Lima, 41, oferece esse tipo de produto. “Ofereço jogos interativos, personagens de quadrinhos feitos a mão, peças que contam história de princesas e dinossauros. Detalhe: as minhas produções são ecológicas, ou seja, para cada metro de feltro que eu uso, são retiradas 12 garrafas pet do meio ambiente”, reforçou.
Na tarde de ontem, a autônoma Socorro Correia, 59, procurava por um brinquedo para o neto. “Estou pensando em comprar um barco, uma cobra ou um instrumento que imita os sons dos pássaros. Mas acho que vamos na cobra articulada mesmo, pois foi o que ele mais gostou pelo visto. Eu gostei muito do espaço, já tinha ouvido falar, mas só agora consegui vir”, disse.
Já o segurança Jonas Contente afirmou que está em busca de algo que seja a cara do filho. “Ele gosta dessas coisas que envolvem a natureza. Estou pesquisando para comprar algo e presenteá-lo amanhã [quarta-feira]. Gostei das coisas que eu vi e os preços estão bons também, por isso indico a Feira como uma ótima opção de espaço para escolher um produto”, sugeriu.
A vendedora de telemarketing, Silviane Gonçalves, 32, se antecipou e já garantiu o presente da filha Camille. “Eu sou apaixonada pela cultura paraense, a feira é uma excelente opção para quem vem visitar o Pará. Tem bastante opções de presentes para a criançada, já vou aproveitar para comprar, minha filha ama laços”, comentou Silviane.
Em continuidade às apresentações de bandas e artistas, haverá ainda, a partir das 19h, show do cantor Gabriel Xavier no palco localizado na parte externa da Feira do Círio, onde fica a praça de alimentação.