Círio de Nazaré

Moto Romaria atrai milhares de devotos. Confira todos os detalhes!

Além das motos, a procissão também contou com a participação de um grande público. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará
Além das motos, a procissão também contou com a participação de um grande público. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará

O ronco dos motores e as buzinas anunciam o início da Moto Romaria 2022, que volta às ruas após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia. “Eu fico completamente arrepiada. Meu coração só falta explodir de tanta alegria em ver a fé do povo paraense. O ronco dos motores alivia nossa alma, a procissão tira do coração tudo que é de ruim e traz mais fé e esperança pro povo. É uma dádiva poder viver isso de novo”, ressalta a administradora Rosana Gonçalves, que pela primeira vez vem com a moto dela para a procissão.

Milhares de devotos motociclistas acompanharam o cortejo da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, em um percurso de quase três quilômetros, desde a Escadinha do Cais do Porto até o Colégio Gentil Bittencourt, onde a imagem fica abrigada até a saída para a Trasladação à noite.

A procissão foi acompanhada por vários grupos de motociclistas. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará

Motos decoradas com flores, palha, miriti, entre outros artigos regionais, além de pequenas imagens de Nossa Senhora de Nazaré coloriram o cortejo. A artesã Josiana Silva confecciona, há 10 anos, a berlinda da moto da família, de acordo com a temática do ano, para participar da Moto Romaria.

“Essa é a minha forma de agradecer a Nossa Senhora pela saúde de todos após esses dois anos tão difíceis, lembrando que não perdemos a fé em momento algum. Esse reencontro é muito especial. É muita emoção, só quem participa do Círio sabe o que é viver isso”, conta a devota.

A Moto Romaria voltou a ser realizada. Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará

Com as lágrimas de emoção escorrendo pelo rosto, a administradora Kelly Siqueira, relembra quando no auge da pandemia teve medo de não ser possível a volta do Círio presencial.

“Eu não consigo achar palavras para descrever o que é voltar a viver uma Moto Romaria. Precisamos agradecer pela nossa saúde e rezar por todas as vidas que se foram vítimas da Covid-19. Enquanto puder vir, estarei aqui para demonstrar toda a minha fé e gratidão à Santinha”, diz emocionada.

A romaria foi acompanhada por uma multidão. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará

Além das motos, a procissão também contou com a participação de um grande público, que assistiu a passagem do cortejo nas calçadas e janelas de prédios localizados no trajeto. A Moto Romaria foi criada, em 1990, por iniciativa da Federação Paraense de Motociclismo.

Detran 

Mais de 230 agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) fazem parte da Operação Círio 2022 e atuam nas procissões da festividade nazarena. Na Moto Romaria, o órgão atua preventivamente e ostensivamente na barreira de contenção especial, na avenida Marechal Hermes com avenida Visconde de Souza Franco, criada para garantir a segurança dos promesseiros e inibir infrações de trânsito.

Fonte: Agência Pará