Horas antes que antecede ao Círio de Nazaré, um evento costuma reunir romeiros e pessoas voluntárias que trabalham na organização da procissão do segundo domingo de outubro.
Moradores do bairro da Cidade Velha, em Belém ajudam na organização de um tradicional café da manhã que é servido aos guardas e voluntários na madrugada que antecede a procissão.
O evento acontece há mais de 30 anos e costuma reunir cerca de sete mil pessoas, que em sua grande maioria fica dormindo na rua após o fim da Trasladação, na noite de sábado.
Manto: um detalhe a parte do Círio de Nazaré
“O café existe há mais de 30 anos e vamos retornar a tradição, mas esperamos doações para que ele seja feito e servido as pessoas que na sua maioria, nem voltam para a casa porque moram longe”, explica um dos idealizadores do projeto, Nilson Ayres.
No início, o café era servido para os guardas de Nazaré e demais paroquias, mas ao longo dos anos, a proporção ficou maior com voluntários da Cruz Vermelha e Defesa Civil, que trabalham antes mesmo da missa do Círio começar. O evento precisa de doações para ser mantido.
“Precisamos de doações como Café, Leite, Açúcar, Pão, Bolo, Ovos e demais itens que compõe o café da manhã. Quem puder doar, Nossa Senhora de Nazaré vai abençoar em dobro”, afirma.
As doações podem ser feitas na Rua Dr. Assis com a Travessa Joaquim Távora, no bairro da Cidade Velha, em Belém. Para mais informações, o contato é (91) 98920-8652.