Grande Belém

Famílias aproveitaram as praças de Belém

Nas praças da República e Batista Campos, o domingo ensolarado serviu para quem não viajou aproveitar o passeio, seja com um piquenique, se divertir com as crianças ou comprar um artesanato
Nas praças da República e Batista Campos, o domingo ensolarado serviu para quem não viajou aproveitar o passeio, seja com um piquenique, se divertir com as crianças ou comprar um artesanato Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

A manhã ensolarada de domingo (28), foi o cenário perfeito para as famílias belenenses que decidiram passar o último final de semana de veraneio na capital paraense. Para essas famílias, nada de pegar a estrada e praias lotadas.

Uma boa forma de aproveitar o dia foi com um piquenique tranquilo na grama da Praça da República ou andando de bicicleta na praça Batista Campos, dois locais de Belém que registraram grande fluxo de pessoas durante o último final de semana de julho.

O publicitário Victor Martins, de 26 anos, aproveitou para dar um passeio ao ar livre, na Praça Batista Campos, com seu cachorro Bartô. “Não deu certo o nosso planejamento para viajar, por conta disso resolvemos ficar pela cidade. Mas a cidade realmente fica mais tranquila nessa época, principalmente por conta das férias escolares. Com essa calmaria, dá para passear melhor em Belém”, diz. “Eu moro no Marco, mas eu e o Bartô gostamos muito dessa praça. Aproveitar a sombra, respirar esse ar puro e caminhar pela praça é muito bom”, completa.

Quem aproveitou também foi o supervisor Jamillo Lameira, 34, com a filha Maria Luiza, 10. Ele contou que tiraram o dia para passar um tempo juntos. “Já fomos para a igreja, agora estamos andando de bicicleta e depois vamos parar para tomar um sorvete. Preferimos curtir esse final de semana dessa forma, aqui ela pode brincar à vontade”, diz Jamillo.

REPÚBLICA

Outro local bastante movimentado neste domingo foi a Praça da República. A manicure Ana Julia, de 30 anos, levou os dois filhos, a Thalita, de 3 anos, e o Ian, de 6 anos, para lanchar e brincar. Ela também aproveitou a ocasião para conhecer o Theatro da Paz com os filhos. “A gente preferiu não viajar, fica melhor para aproveitar com as crianças. Elas curtem bastante brincar aqui na praça. Vamos aproveitar e conhecer o Theatro da paz também”, comenta.

Além dos passeios e diversões, muita gente aproveitou para fazer compras nas tradicionais barracas de vendas de produtos artesanais. Quem comemorou as vendas foi a artesã Silvia Ramos, ela diz que o fluxo de turistas estrangeiros foi grande no veraneio. “As vendas têm sido muito boas nesse período de veraneio, principalmente de turistas estrangeiros. Tem turistas da Guiana Francesa, da França, dos Estados Unidos, entre outros países”, afirma.

A artesã Viviane Miranda, também confirmou o sucesso das vendas. “Realmente estamos recebendo muitos turistas estrangeiros nessa época do ano. Eles ficam encantados com o nosso artesanato e cultura”, conclui.