Com o tema “Rumo à Marcha Nacional por Reparação e Bem Viver”, as mulheres negras amazônidas do Pará realizam a 9ª Marcha das Mulheres Negras em Belém, amanhã, dia 25, com concentração às 17h, na frente do prédio da CDP e encerramento com apresentações artísticas e culturais no Quilombo da República. A marcha celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, além do Dia Nacional e Estadual de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
O tema do evento é uma referência à marcha nacional que vai ser realizada em novembro de 2025, em Brasília, e pretende mobilizar mulheres negras de todo o estado para a elaboração de estratégias que garantam a participação de uma delegação numerosa de paraenses no evento nacional.
A nona edição da marcha foi antecipada por uma campanha de 30 dias de ativismo contra o racismo, cujo objetivo é convidar todas as instituições, coletivos, organizações e ativistas parceiras a proporem e realizarem ações que debatam aspectos relacionados ao tema do evento.
Além disso, a marcha e a campanha de ativismo estão alinhadas ao calendário nacional de ativismo, chamado de #julhodaspretas: mês de incidência política das mulheres negras em todo o Brasil.
CAMINHADA – A concentração começará na frente do prédio da Companhia de Docas do Pará (CDP), percorrerá a avenida Presidente Vargas. Ao longo do trajeto, as mulheres negras fazem diversas intervenções. O encerramento será no Quilombo da República, na esquina entre as avenidas Nazaré e Assis de Vasconcelos, onde haverá apresentações artísticas e culturais.
Serviço: Marcha celebra o Dia da Mulher Negra em Belém
Dia: 25 de julho de 2024
Local: Concentração, a partir das 17h, na frente do prédio da CDP (avenida Presidente Vargas, nº41) até o Quilombo da República (esquina entre as avenidas Nazaré e Assis de Vasconcelos)