O verão é o momento em que muita gente aproveita para se refrescar nas águas das praias. Uma das opções mais procuradas neste final de semana em Belém fica a cerca de 25 km do centro: são as praias localizadas no Distrito de Outeiro, também conhecido como Ilha de Caratateua.
Na Praia do Amor, umas das mais frequentadas da ilha, quem estava aproveitando a temperatura de 30° e muito sol pela manhã era a empreendedora Carmen Lima, 47 anos, juntamente com parte da família, a aposentada Carmen Dias, 63 anos e a diarista Solange Maria, 55 anos. Para a empreendedora, o lugar é uma válvula de escape para a rotina semanal tão corrida. “A gente precisa se distrair e as praias do Outeiro são uma alternativa boa e próxima”, ressalta a veranista.
Pela proximidade com a capital paraense, o lugar é uma excelente opção para um bate e volta. São pelo menos sete praias de águas doces e turvas da Baía do Guajará que neste mês de julho ficam lotadas de veranistas.
Quem também aproveitou o sábado solar na Praia do Amor foi a pedagoga Adrielle Cristina, 27 anos, moradora de Icoaraci, e a filha Ana Liz, de 2 anos, que estavam curtindo as águas de Outeiro pela primeira vez neste verão. “A gente aproveita pra trazer as crianças, juntando o útil ao agradável. Ou seja, praia e brincadeira com a filha”, conta a professora sobre o terceiro final de semana de julho.
Já na Praia Grande, outra bem badalada e que fica ao lado da Praia do Amor, a movimentação no sábado foi também bastante intensa. Areias lotadas de cadeiras, guarda-sóis e veranistas formaram o cenário ideal para atrair os banhistas sob temperatura com sensação térmica de 36°.
A técnica de enfermagem Nilcelene Silva, 53 anos, não estava nem aí pro calor que fazia naquele momento. A veranista afirma que sempre que pode, aos finais de semana, está se banhando nas águas das praias de Outeiro. Acompanhada do neto Ravi, de 2 anos, ela ressalta que “julho é o momento para alegria e sol” e que “Outeiro continua sendo umas das melhores e acessíveis opções”.
SEGURANÇA
Neste mês de julho, o Corpo de Bombeiros realiza atividades de segurança e prevenção de incidentes em pelo menos cinco praias do Outeiro até o dia 5 de agosto, sempre das 8h às 18h, de acordo com o Major Veloso.
Ainda segundo o militar, as principais ocorrências são casos de crianças perdidas dos responsáveis, acidentes com animais aquáticos (ferroada de arraia) e resgates pré-afogamentos (não chegando a ser afogamentos propriamente ditos). Do início do mês até o momento já são ao menos 120 ocorrências de todas estas naturezas.
A equipe que atua em Outeiro é composta por 32 pessoas do Corpo de Bombeiros, que realizam os serviços de prevenção e atendimento pré-hospitalar. O Major Veloso destaca ainda que é importante ficar atento se levar crianças pequenas, pois com as praias lotadas, a chance delas se perderem dos responsáveis fica mais elevada.
“Cada praia tem suas peculiaridades e características. Em caso de dúvida, nós estamos distribuídos ao longo delas. Estamos aqui para ajudar e reforçar, ainda, que não se deve ingerir muita bebida alcoólica e depois mergulhar. É um risco imenso”, alerta o militar sobre o risco da relação entre embriaguez e afogamento.
TRANSPORTE
De ônibus, o trajeto para Outeiro pode chegar a 50 minutos. A passagem de ônibus é o mesmo valor cobrado no transporte público de Belém, custando 4 reais a inteira e 2 reais a meia passagem, com direito ainda às gratuidades garantidas por lei.
Por Rafael Rocha