A Igreja Católica celebra em 16 de julho o dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos Carmelitas. Na Arquidiocese, as homenagens vão ocorrer de 14 a 21 de julho nas cidades de Belém e Benevides, onde Nossa Senhora do Carmo é a padroeira.
Benevides
A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Avenida Augusto Meira Filho, em Benevides, realizará a festividade de 14 a 21 de julho. O tema escolhido para o evento é “Com Maria, em oração, somos todos irmãos”.
A programação tem início neste sábado, dia 13, com a Santa Missa às 19h, seguida da trasladação do Círio de Nossa Senhora do Carmo para a Paróquia Santa Rosa de Lima, situada na Rua Fernando Guilhon, s/n, no bairro Independência. A procissão percorrerá as principais avenidas de Benevides até chegar à Paróquia Santa Rosa de Lima, onde a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo pernoitará.
No domingo, dia 14, às 7h, será realizada a Santa Missa de abertura do Círio de Nossa Senhora do Carmo na Paróquia Santa Rosa de Lima. Após a missa haverá o tradicional Círio de Benevides. Na chegada, também haverá Santa Missa, presidida pelo Pároco Padre Hélio Fronczak. A festividade prosseguirá até o dia 21, com celebrações religiosas e noites culturais.
É importante destacar que o dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, será feriado municipal em Benevides, de acordo com a Lei Municipal nº 194/68. Neste dia também ocorrerá Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 08h, no Carmelo de Benevides, na Alameda José de Oliveira França, s/n. Após a celebração solene com as Irmãs Carmelitas, será realizado o Círio das Crianças até a Igreja Matriz de Benevides.
A grande novidade da festividade deste ano é a Romaria da Juventude que ocorrerá no sábado, 20, saindo da Capela Santa Luzia, às 15h30. Outra novidade é o Espaço Eco Troca, fruto de uma parceria entre a Paróquia, a Prefeitura Municipal, Natura e a ONG Espaço Urbano. O projeto prevê a troca de resíduos utilizados, como plásticos e alumínios, por brindes personalizados. Um incentivo ao cuidado do espaço público e do meio ambiente.
Em Belém
Na Igreja do Carmo, localizada na Travessa Dom Bosco, na Cidade Velha, em Belém, a festividade ocorrerá de 13 a 16 de julho. O tema escolhido para o evento é “Minha alma engradece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador”. Entre 13 a 15 de julho serão realizadas missas e o Ofício de Nossa Senhora do Carmo diariamente às 18h45, celebradas por padres convidados, além de uma programação cultural.
No dia da padroeira, 16 de julho, em todas as celebrações, serão realizadas bênçãos dos escapulários às 7h, às 9h e ao meio-dia, sendo esta presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. À tarde, às 17h, será celebrada a solene procissão pelas ruas da Cidade Velha. Na chegada, haverá uma missa às 19h, encerrando a programação festiva.
Devoção
A festividade de Nossa Senhora do Carmo é uma oportunidade para celebrar a história da padroeira e da Ordem dos Carmelitas. Durante o século XII, os monges carmelitas foram perseguidos pelos muçulmanos e encontraram refúgio na Europa, sob a proteção de Maria. São Simão Stock, eleito como superior geral da ordem, recebeu uma aparição de Nossa Senhora do Carmo em 16 de julho.
Ela entregou-lhe um escapulário, declarando: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo aquele que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.
A devoção ao escapulário de Nossa Senhora do Carmo foi promovida por vários papas ao longo dos anos, e o Papa Pio XII enfatizou que seu uso não é uma licença para pecar, mas um lembrete para viver uma vida cristã e alcançar a graça de uma boa morte.