No próximo dia 15 de julho, segunda-feira, às 16h30, na Estação das Docas, em Belém, haverá uma coletiva de imprensa de encerramento da primeira expedição terrestre e científica da Voz dos Oceanos, iniciativa liderada pela Família Schurmann, que é a primeira família latino-americana a circunavegar o mundo em um veleiro.
Na ocasião, estarão presentes a tripulação formada pelas biólogas marinhas Marília Nagata e Jessyca Lopes, a oceanógrafa Katharina Grisotti e a jornalista Thamys Trindade, que percorreram cerca de 20 cidades da costa brasileira nesses últimos dois meses para detectar a presença de microplásticos em organismos marinhos consumidos pela população, como ostras e mexilhões.
Elas contarão detalhes da jornada, suas impressões e os próximos passos para a conclusão da pesquisa que será apresentada na COP 30, em Belém.
Os líderes da Voz dos Oceanos, Vilfredo e Heloísa Schurmann, também serão destaque da coletiva, lembrando da passagem pelo Estado na primeira fase da expedição marítima, que deverá ser concluída em 2025 com o retorno do veleiro sustentável Kat completando mais uma volta ao mundo e retornando a Belém para a COP 30.
Os bivalves coletados serão enviados para análise nos laboratórios da Universidade de São Paulo (USP), em estudo inédito, coordenado pelo Prof. Dr. Alexander Turra. A pesquisa, quando finalizada, apresentará, na COP 30, em Belém, um diagnóstico sobre a presença de microplásticos nos animais marinhos e contribuirá com os esforços para reduzir a poluição dos mares e aumentar a segurança alimentar.