A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou audiência pública para discutir a reestruturação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) defendeu descentralizar os fundos FDA e FNO e modernizar os serviços para os estados do Norte, destacando que a Sudam precisa ser revitalizada para beneficiar a região. Waldez Góes enfatizou a necessidade de uma “neo-industrialização” sustentável na Amazônia, adequada às suas vocações naturais.
Houve críticas ao modelo atual de industrialização e apelos por políticas que favoreçam a inclusão social e o desenvolvimento econômico regional. Os senadores Jaime Bagattoli (PL-RO) e Beto Faro (PT-PA) também expressaram preocupações sobre a situação socioeconômica na região e o papel da Sudam.
O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) informou que mais da metade da população de 35 milhões de pessoas na Amazônia está praticamente na extrema pobreza. De acordo como senador, a população segue para um “rumo sem esperança”.
Segundo ele, 75% das áreas dos pequenos produtores estão embargadas e sem regularização fundiária, impedindo o acesso ao crédito bancário.
O senador Beto Faro (PT-PA) queixou-se também alegando que a Sudam não tem financiado sequer pescadores artesanais.
(Com informações da Agência Senado)