O Hospital Ophir Loyola (HOL) vai realizar, nos dias 09 e 10 de julho, uma campanha de captação de doadores de sangue, em parceria com Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A iniciativa busca contribuir com o abastecimento do hemocentro e sensibilizar a população para a causa da doação. A unidade móvel do hemocentro ficará disponível, das 8h às 17h, em frente ao hospital.
O HOL possui a maior demanda transfusional de todo o Estado do Pará, com mais de 700 transfusões mensais. A complexidade dos procedimentos cirúrgicos e do perfil assistencial da instituição, que é referência em doenças onco-hematológicas e outros tipos de câncer com indicação ao tratamento quimioterápico, contribui para este ranking.
A intervenção terapêutica agrava a situação e eleva a necessidade por transfusão de sangue e de outros hemocomponentes (hemácias, plaquetas ou plasma), que não se equipara a nenhum outro hospital da região.
Para doar sangue é necessário:
– Apresentar um documento de identidade oficial com foto (ex.: RG, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e passaporte). Alguns documentos digitais oficiais também são aceitos;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h horas antes da doação;
– Manter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas,
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de 10 dias após a cura.