“Disponibilizamos 65 mil doses de vacina antirrábica em 62 postos de vacinação em vários pontos da cidade. É uma grande ação de saúde pública e gratuita para a população que não tem como se deslocar aos grandes centros e sem acesso às consultas particulares da rede privada de saúde veterinária”, informou Adriano Nery, médico veterinário e coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica realizada na manhã deste sábado, 29, em postos localizados nos distritos administrativos de Icoaraci (Daico), do Bengui (Daben) e do Entroncamento (Daent).
A 3ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) e Centro de Controle de Zoonoses (CZZ).
“A vacinação antirrábica é muito benéfica para os moradores do bairro da Marambaia, porque aqui tem muito cachorro, muitos gatos nas casas e nas ruas. Eles são nossos anjinhos de patas, nos dão amor, carinho e só querem ser cuidados”, relata a técnica em segurança do trabalho, Margarete Maia. Ela colocou o calendário vacinal em dia de quatro cadelas e dois gatos. As cadelas vacinadas são a bull terrier Estrela Dalva (1 ano e seis meses), a pinscher Cói (10 anos), a mestiça Amora (10 anos), e a labrador Mel (5 anos). Os gatos Yoka e “Mininhinha” foram resgatados do abandono nas ruas.
A raiva é uma doença 99% letal, transmitida pelo vírus presente na saliva de animais infectados e que pode contaminar as pessoas pela convivência e contato físico.
A cabelereira Nancy Rodrigues soube da campanha de vacinação por meio de conversas com a vizinhança. Ela foi à praça Tancredo Neves, na passagem Dalva (Marambaia), levar a gata Ketine, de 4 anos, acompanhada das estudantes Rebecca e Beatriz, com os gatos Pérola e Pateta. “Ótima iniciativa a vacinação antirrábica de forma gratuita para toda a comunidade. Temos que vacinar os pets periodicamente, porque às vezes eles arranham nossas pernas e não temos como saber se estão contaminados”, observa.
A 3ª edição da campanha de vacinação contou a participação de 278 profissionais de saúde, com veterinários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde.
O marítimo Fábio Espíndola ficou sabendo da campanha por meio das redes sociais e trouxe o cão poodle da família para continuar saudável e brincalhão. “É fundamental prevenir doenças de nosso ente querido. Atualizar o calendário vacinal dos animais que estão em casa é também cuidar da nossa qualidade de vida, como tutores, e prolongar a vida útil dos pets”, comenta.
A periodicidade das campanhas de vacinação antirrábica opera como sinal positivo nas estatísticas sobre a incidência de casos de raiva em Belém, que há mais de 35 anos não registra casos de óbito.
A próxima campanha será realizada a partir do mês de agosto deste ano.
Fonte: Agência Belém