Encerrando as festividades dos Santos Juninos, o dia 29 de junho é dedicado a São Pedro e São Paulo, reconhecidos como “Colunas da Igreja”. São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica, é o padroeiro dos pescadores e protetor das viúvas. São Paulo é conhecido como o grande evangelizador e apóstolo da comunicação. Ambos foram fundamentais na expansão do Cristianismo nos primeiros anos após a morte e ressurreição de Cristo.
Na Igreja Católica, a festa de São Pedro e São Paulo é celebrada no domingo mais próximo ao dia 29 de junho, permitindo maior participação dos fiéis nas celebrações.
Dia do Papa
Junto com a Festa de São Pedro, a Igreja Católica celebra o Dia do Papa em 29 de junho. Nesta data, realiza-se o Óbolo de São Pedro, uma ajuda econômica dos fiéis ao Santo Padre. As doações são usadas em obras eclesiais, trabalhos humanitários e de promoção social, além de atividades da Santa Sé, dioceses, institutos religiosos e fiéis em dificuldades.
História de São Pedro e São Paulo
São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Pescador da Galileia, ele recebeu o chamado de Jesus para liderar a Igreja: “Tu és Pedro e sobre essa rocha edificarei a minha Igreja” (Mateus 16,18). Primeiro papa da Igreja Católica, é patrono dos pescadores e dos papas. Sofreu martírio durante o reinado do imperador Nero, por volta do ano 64 d.C.
São Paulo, originalmente Saulo, era um fariseu que se converteu após uma experiência com Jesus Cristo ressuscitado a caminho de Damasco. Tornou-se um dos maiores missionários do Cristianismo, levando o evangelho aos gentios do Império Romano. Seu martírio ocorreu também durante o reinado de Nero, entre 64-67 d.C. É considerado patrono dos missionários, pregadores e escritores.i
CONFIRA AS PROGRAMAÇÕES RELIGIOSAS:
*Paróquia São Pedro e São Paulo (Guamá) neste sábado (29):
- 6h: Terço da Alvorada
- 12h: Missa e bênção das chaves, presidida pelo Padre Adailson Oliveira da Silva
- 17h: Procissão com as imagens de São Pedro e São Paulo, saindo da Comunidade São Vicente de Paulo (Passagem Joana D’arc, nº 104 A), percorrendo as Passagens Joana Darc, João de Deus, Ruas Barão de Mamoré, Silva Castro, Passagem Liberato e Avenida Barão de Igarapé Miri até a Paróquia São Pedro e São Paulo
- Na chegada da procissão: Santa Missa presidida pelo Padre Wiremberg da Silva, seguida de programação cultural
A festividade encerra no domingo (30), Dia do Papa, com missas às 7h, 9h, 18h30, novena às 17h30 e programação cultural a partir das 20h30.
*Paróquia São Pedro Pescador (Mosqueiro)
Na Paróquia São Pedro Pescador, localizada na Rodovia BL13, nº 100, Baía do Sol, Mosqueiro, a festividade ocorrerá de 29 de junho a 7 de julho, com o tema “A exemplo de São Pedro, sejamos Peregrinos da Esperança”. A programação diária inclui terço às 18h e missa às 19h.
No dia 29 de junho, a programação inclui:
- 9h: Círio Fluvial, saindo da Capela São Sebastião em direção à Baía do Sol, na Comunidade Divino Espírito Santo
- 18h: Procissão do Círio de São Pedro, saindo da Capela Divino Espírito Santo em direção à Igreja Matriz de São Pedro Pescador
- Na chegada da procissão: Missa Solene com bênção das chaves, presidida pelo Padre Joseildo Zeferino da Silva, seguida de programação cultural
* Paróquia Sant’Ana da Campina
Localizada na Rua Padre Prudêncio, 95, Praça Maranhão, a Paróquia Sant’Ana da Campina realizará festividades nos dias 28 e 29 de junho com o tema: “Estais sempre prontos a dar razão da vossa esperança” (1Pd 3,15).
No dia 29, haverá missa às 12h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.