Pará

Nova sessão na Alepa homenageia os 113 anos da Assembleia de Deus

Os 113 anos da Assembleia de Deus recebeu mais uma sessão especial de comemoração no Poder Legislativo do Estado.
Os 113 anos da Assembleia de Deus recebeu mais uma sessão especial de comemoração no Poder Legislativo do Estado.

Os 113 anos da Assembleia de Deus recebeu mais uma sessão especial de comemoração no Poder Legislativo do Estado. Desta vez, a homenagem ocorreu a pedido do deputado Josué Paiva (Republicanos), pelo transcurso da fundação da instituição, abrangendo demais ministérios e convenções da referida igreja no Pará. Na oportunidade, 35 pessoas, entre pastores e outras, receberam medalhas de reconhecimento público com os respectivos diplomas, oficializando a homenagem da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

No dia 10 de maio passado, houve uma solenidade atendendo dispositivo legislativo, um decreto de 2014 da Alepa, que regulamentou a realização anual da sessão de comemoração da data com a entrega da Medalha do Mérito Evangélico “Daniel Berg e Gunnar Vingren”. Os dois, nascidos na Suécia, foram os responsáveis pela fundação da Assembleia de Deus em Belém – 1911, a primeira no Brasil.

O deputado Josué Paiva, no pronunciamento de abertura, expressou sua alegria pela realização da sessão especial, a segunda no seu mandato parlamentar. “É uma alegria para mim, que solicitei esta sessão, de ver homens e mulheres de Deus que fazem a obra viva do senhor Jesus contribuindo com o crescimento da Assembleia de Deus no Estado do Pará”, expressou.

Na oportunidade, o parlamentar pode relembrar a sessão especial do ano passado, quando teve ao seu lado conduzindo a sessão o pastor Gilberto Marques de Souza, falecido em março passado, aos 81 anos. “Pelo legado deixado por ele, peço uma salva de palmas”. Os presentes, que lotaram o plenário João Batista, então reverenciaram o pastor Gilberto, com quase um minuto de palmas efusivas. Durante as falas dos demais oradores, recebeu lembranças e homenagens de todos.

O pastor Gilberto Marques foi presidente da Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus do Pará (Comieadepa) por mais de 30 anos. Ele também foi membro da Mesa Diretora da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), ocupando na atual gestão (2021-2025) o cargo de primeiro vice-presidente.

Joniel Abreu, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater,) que representou o governador Helder Barbalho na cerimônia, historiou a escolha estratégica de Belém para a vinda de Daniel Berg e Gunnar Vingren há 114 anos, levando a fundação da Assembleia de Deus “depois para o Brasil e hoje no mundo todo”.

O presidente da Emater, o papel dos assembleianos na vida das pessoas é bem maior do que a relação entre fé e espiritualidade. “Temos que entender nosso papel na sociedade, passamos de discriminados, pedintes de políticas afirmativas a criadores de políticas por parte do Estado”, disse, ressaltando o crescimento neste processo de construção da história, e a ascensão de membros da igreja no judiciário, no legislativo e no executivo no fazer da história.