Even Oliveira
Nesta terça-feira (18), a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na rodovia Arthur Bernardes, no Telégrafo, deu início às festividades em homenagem à sua padroeira. A igreja festeja Nossa Senhora durante todo o mês de junho, mas as celebrações, que ocorrem ao longo de nove dias, culminarão no dia 27, dia dedicado à Santa.
A programação festiva teve início ontem e continuará com missas e novenas diárias às 18h30 e 19h. No dia 27, os devotos poderão participar de três celebrações e uma procissão luminosa que percorrerá as ruas do bairro, culminando na grande missa das 19h.
A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um marco de devoção em Belém, conhecida pelas novenas realizadas todas as terças-feiras há mais de setenta anos. O Padre Ezequiel Bridi, pároco da igreja, destaca a importância do tema deste ano: ‘Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, causa da nossa alegria’. Segundo ele, o lema ‘Aqui vimos, Mãe querida, consagrar-te o nosso amor’ é tirado da ladainha de Nossa Senhora e reflete o sentimento de acolhimento e transformação que os devotos experimentam ao visitar o santuário.
Entre os devotos presentes, a comerciante Conceição Martins, de 57 anos, compartilhou sua história de fé em busca da restauração da saúde do neto, o pequeno Gustavo. “Sou devota há muitos anos e venho todas as terças-feiras agradecer e pedir por graças. Meu neto Gustavo está lutando para se recuperar de uma condição de saúde, e Nossa Senhora tem nos dado forças”, conta. Conceição reforça que a devoção é uma tradição familiar, iniciada quando ela tinha 16 anos.
ESPECIAL
A aposentada Ana Maria Silva, 76, também presente na programação de abertura, compartilha que sua devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é muito especial, que é para ela que reza pedindo saúde e paz. “Sou devota de várias Nossas Senhoras, mas tenho um carinho especial pela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Venho sempre orar pela humanidade, pelas nossas igrejas, para que consigamos amar uns aos outros – que é um dos mandamentos do Senhor”, expressa.
Já Lucinete Pinheiro, 53, aposentada, emocionou-se ao falar sobre sua cura do câncer. Segundo ela, depois de se tornar devota de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, há 7 anos, é que a graça veio. “Tenho uma fé muito grande em Deus e Nossa Senhora. Estou aqui para agradecer por todas as graças recebidas. Desde minha cura não deixo de participar das novenas e missas”, conclui.
Além das celebrações religiosas, a programação inclui diversas atividades culturais. Haverá apresentações de danças, quadrilhas, bandas locais e bingos, proporcionando momentos de confraternização e alegria para toda a comunidade. No último dia (27), logo após a missa, a procissão luminosa terá a programação do seguinte trajeto: Santuário Rodovia Arthur Bernardes, avenida Pedro Álvares Cabral, travessa Coronel Luiz Bentes, rua Nelson Ribeiro, trav. Djalma Dutra, rua do Uma, trav. Cel. Luiz Bentes, rua Frederico Schenneider, trav. Rosa Moreira, av. Senador Lemos, passagem das Flores, e volta ao Santuário.