Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Belém têm um compromisso importante até o próximo dia 28 de junho: a avaliação das condições de saúde. Esta medida abrange a avaliação do estado nutricional, a verificação da cobertura vacinal para crianças menores de sete anos e o acompanhamento pré-natal para gestantes.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a avaliação é obrigatória para mulheres de 14 a 44 anos, crianças menores de sete anos e gestantes ou mulheres que estão amamentando, independentemente da idade. Para realizar a avaliação, as famílias devem ir à Unidade Municipal de Saúde (UBS) ou Estratégias Saúde da Família mais próxima de sua residência munidas com o cartão do programa federal Bolsa Família, carteira de vacinação das crianças e/ou cartão da gestante.
Atualmente, Belém conta com 209.128 beneficiários cadastrados no Bolsa Família que precisam realizar a reavaliação dentro do prazo estipulado, conforme destaca o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Márcio Nascimento. “É importante ressaltar que a reavaliação é obrigatória para o público-alvo. Precisamos atingir o máximo de pessoas possível dentro desse quantitativo de beneficiários”, ressalta Nascimento.
É importante ressaltar que as famílias que não comparecerem às unidades de Saúde para a verificação correm o risco de ter o benefício federal bloqueado, caso não tenham os dados de acompanhamento da saúde atualizados.
Portanto, é fundamental que os beneficiários do Bolsa Família na capital paraense atendam a este chamamento da saúde pública municipal até o dia 28 de junho, garantindo assim a continuidade e regularidade do benefício. Para mais informações, os interessados podem procurar diretamente as unidades de saúde do seu bairro.
Documentos necessários:
- Cartão do Bolsa Família; e
- Carteira de vacinação das crianças e/ou adolescentes.