Centenas de devotos de Santo Antônio, o ‘santo casamenteiro’, lotaram a igreja dos Capuchinhos, nesta quinta-feira, 13, para reverenciar o santo. Durante a cerimônia, houve ainda a benção e distribuição de pães.
Na Paróquia São Francisco de Assis, em São Brás, a festividade começou no último dia 31 de maio e segue até o dia 13 de junho, com o tema “Seguindo o exemplo de Santo Antônio e cultivando a amizade social”.
No dia do santo (13) a programação conta com missa às 7h, 12h e às 18h30, seguida de procissão. A Festividade terá arraial com venda de comidas típicas e programação cultural todos os dias.
Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal), em 1191 e morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua (Itália). Por isso, é chamado Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua, um dos santos mais populares da Igreja.
Era conhecido por sua ótima retórica, o que o tornou um exímio pregador contra os hereges de sua época. Foi canonizado em apenas 11 meses depois de sua morte, a canonização mais rápida da história, devido sua fama de santidade já ser grande quando ainda em vida.