Gilberto Moura
O Dia de Santo Antônio é comemorado nesta quinta-feira (13) e, para manter viva a tradição de celebrar a data, uma extensa programação vem sendo realizada na Região Metropolitana de Belém desde o dia 1º de junho. O “santo casamenteiro”, leva centenas de devotos à igreja nessa data, todos os anos.
“Para nós, cristãos, a data é uma tradição cultural que vem se fortalecendo de geração a geração. É o momento em que toda a comunidade se une para celebrar o santo e agradecer os seus milagres, que alcançam a todos”, conta o frei Rodolfo Pimentel.
Padroeiro dos pobres, do matrimônio e das noivas, Santo Antônio nasceu na cidade de Lisboa (Portugal), em 1191 e morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua (Itália). Desde então, foi conhecido entre a comunidade católica como Santo Antônio de Lisboa.
Micheline Sousa, educadora, e Sérgio Sousa, militar, são casados há 30 anos. Foi durante um aniversário de 15 anos que os dois se apaixonaram e hoje, como todos os anos, voltam para renovar os seus na Capela de Santo Antônio de Lisboa, localizada no bairro da Batista Campos. “Dizem que amor à primeira vista não existe, mas estamos aqui para provar ao contrário. Nos conhecemos em um evento e não demorou muito para que a paixão viesse à tona. Só que nem tudo é fácil, né? E entre idas e vindas, consegui trazê-lo à capela para homenagear o santo junto de mim e, depois de tanta oração, trouxemos os nossos filhos, e eles, os nossos netos”, relata a educadora.
Na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, na Batista Campos, a quinta-feira, dia do padroeiro, será marcada pela procissão em louvor ao santo. A saída do cortejo será após a missa das 17h, partindo da Capela, na rua dos Tamoios, com direção à Igreja matriz, na rua Fernando Guilhon. Ainda na quinta-feira (13), haverá missa às 6h30, 12h, 17h e 19h. Em Ananindeua, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Coqueiro, a programação conta com trezena às 18h30, seguida de Santa Missa. Na segunda-feira (13), haverá missa às 6h30 e às 19h.