Grande Belém

Apresentação do Cartaz do Círio encerra Quermesse Mariana

O Cartaz do Círio 2024 será apresentado hoje. Fotos: Arquivo pessoal, Ascom DFN e Cláudio Custódio - Ascom GNSN.
O Cartaz do Círio 2024 será apresentado hoje. Fotos: Arquivo pessoal, Ascom DFN e Cláudio Custódio - Ascom GNSN.

Even Oliveira

Na noite de ontem (30), a Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, foi palco de mais uma edição da Quermesse Mariana. Desde 2022, este evento busca levar a atmosfera do Arraial de Nazaré para além do mês de outubro, no Círio de Nazaré. Promovida pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a quermesse começou no dia 25 de maio e segue até hoje (31) e oferece uma programação variada que inclui atrações musicais, barracas de artesanato, artigos religiosos, brinquedos infláveis e uma praça de alimentação.

Entre os momentos mais aguardados pelos fiéis está a Missa de Coroação de Nossa Senhora e a subida da Imagem Original, marcados para esta sexta-feira (31), às 18h, na Basílica Santuário, seguida pela apresentação do Cartaz do Círio 2024, às 19h30, que simboliza o encerramento da programação da Quermesse Mariana. Este evento é aguardado com grande expectativa pelos devotos, pois marca o início da contagem regressiva para o Círio de Nazaré.

Apesar das chuvas do final de tarde em Belém, a movimentação permaneceu agitada. Antônio Salame, coordenador do Círio 2024, explicou que a Quermesse Mariana é uma oportunidade para reunir as famílias e aproximar os devotos de Nossa Senhora em diferentes épocas do ano.

“Este evento na praça para festejar o mês mariano é um momento que simboliza toda a alegria de festejar Nossa Senhora. Embora a chuva atrapalhe, a quermesse tem atraído cerca de 500 a 600 pessoas por noite, mostrando a devoção e entusiasmo da comunidade. Além disso, marca a cerimônia de Coroação e a apresentação do Cartaz do Círio, que são eventos significativos e esperados pelos fiéis”, comentou Salame.

Entre os frequentadores, o sentimento de devoção e alegria é visível. A aposentada Helena Neves, de 65 anos, acompanhada da filha Manuely Neves e da cachorra Yara, saiu do bairro Parque Verde para prestigiar a programação. “Vim porque queria estar bem pertinho da Nossa Senhora, logo depois da primeira descida dela. Para mim, Maria representa tudo. É uma emoção muito grande, e só de falar, já me emociono. Nossa Senhora é tudo na minha vida”, expressou.