Pará

Dia de Solidariedade com o Povo Palestino será celebrado no Pará

Os funerais dos cinco jornalistas da emissora Al Jazeera que morreram neste domingo (10) em um ataque israelense na Faixa de Gaza ocorreram nesta segunda-feira (11)
Os funerais dos cinco jornalistas da emissora Al Jazeera que morreram neste domingo (10) em um ataque israelense na Faixa de Gaza ocorreram nesta segunda-feira (11)

O Governo do Estado sancionou nesta sexta-feira, 24, uma lei que inclui no calendário oficial de eventos do Pará o Dia Estadual de Solidariedade com o Povo Palestino, a ser celebrado, anualmente, em 29 de novembro. O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

A data não será considerada feriado civil. No referido mês, serão encorajadas ações visando promover campanhas, atividades e atos públicos voltados para conscientizar sobre as violações de direitos humanos sofridas pelo povo palestino, além de medidas que visem proporcionar conhecimento sobre os direitos da pessoa migrante.

ENTENDA

O texto da Resolução da Partilha, em 1947, previa o estabelecimento na Palestina de um “Estado judeu” e um “Estado árabe” com Jerusalém como um corpus separatum sob um regime internacional especial. Dos dois Estados a serem criados sob esta resolução, apenas um existe até agora: Israel.

Segundo a ONU, existem mais de 8 milhões de palestinos vivendo principalmente em áreas palestinas como Cisjordânia e Gaza, Jerusalém Oriental, em Israel, e nos países árabes vizinhos, em campos de refugiados na região.

Para as Nações Unidas, a ocasião oferece uma oportunidade para a comunidade internacional focar sua atenção na questão da Palestina, que permanece sem solução. (Com informações da ONU)