Entre as obras que já estão em execução pelo Governo do Pará visando a preparação de Belém para a COP 30 em 2025, destacam-se os quatro novos viadutos, sendo eles na BR 316 com a Alça Viária, BR 316 com a avenida Independência, ambos no município de Marituba; na Avenida Mário Covas com as avenidas Três Corações e com a avenida Independência, os dois no município de Ananindeua; a nova ponte de Outeiro, o Parque Linear da Tamandaré e a Nova Doca, todos esses últimos em Belém.
O professor de educação física, Igor Aquino, mora na área que divide os municípios de Ananindeua e Belém, e ministra aulas em prédios localizados no bairro do Reduto. Pai do Caio, de apenas dois anos, sempre concilia a ida ao pediatra, no centro da Capital, com passeios no Parque Urbano Belém Porto Futuro. Com o anúncio da Nova Doca, o educador físico comemora a construção de mais um espaço de lazer para a família.
“O povo paraense agradece e fica muito feliz com esses grandes eventos que irão ser sediados na nossa Capital. Então (a nova Doca), além de ser um atrativo para a COP 30, vai ficar para a população e nós agradecemos muito ao nosso governador. É um motivo a mais para que a gente possa passear com nosso filho. Nós estávamos muito carentes de novos locais como esse, então nós ficamos muito felizes com o projeto da Nova Doca”, ressaltou o professor.
Nova Doca – O novo espaço propõe o resgate da memória da água com suas vivências e ecossistemas de referência originais, criando um parque linear contínuo, com a utilização do entorno com novos espaços públicos de lazer, esporte e contemplação para a população. Ao mesmo tempo, proporcionará aos frequentadores a interação com a contemplação do curso d´água existente, com novo tratamento ambiental e paisagístico.
Ao longo da Nova Doca, serão implantados mirantes, quiosques de alimentação, parque infantil, academia ao ar livre e espaços de contemplação integrados à paisagem do canal, que será completamente reconstruído.
A obra da nova Doca será feita de forma simultânea, em várias frentes. Nesta segunda-feira, 13, teve início o trabalho do primeiro módulo que corresponde à etapa de sondagem para análise do solo e seguir com o estaqueamento, assegurando um novo tabuleiro que vai ser a área de convivência da obra.
Sustentabilidade – Em 1,2 quilômetro de canal, a obra, que é resultado de um convênio firmado pela Itaipu Binacional com o Governo do Pará, proporcionará uma grande transformação urbana e de infraestrutura, como explicou o secretário de transportes, Adler Silveira.
“Vamos fazer rede de drenagem de coleta de esgoto para que a gente possa adequar o canal para receber esse espaço de convivência. Faremos também novas drenagens de águas pluviais, águas da chuva, para que a gente garanta a eliminação dos alagamentos que hoje ocorrem aqui na avenida. E a partir daí com iluminação sustentável, solar, iluminação 100% com LED, e com todos esses novos equipamentos que vão fazer dessa região aqui de Belém um espaço adequado para a convivência, mas também uma melhora de infraestrutura que possa garantir para os moradores uma melhor qualidade de vida, bem como para receber os nossos visitantes da COP 30, que terão um belo equipamento para desfrutar”, afirmou o secretário.