Grande Belém

Nossa Senhora de Fátima: procissão das velas reúne milhares de fiéis em Belém

Neste domingo (12), as ruas do bairro de Fátima, em Belém, foram palco de manifestação de devoção católica, com a tradicional Procissão das Velas em homenagem à Nossa Senhora de Fátima.
Neste domingo (12), as ruas do bairro de Fátima, em Belém, foram palco de manifestação de devoção católica, com a tradicional Procissão das Velas em homenagem à Nossa Senhora de Fátima.

Even Oliveira

Neste domingo (12), as ruas do bairro de Fátima, em Belém, foram palco de manifestação de devoção católica, com a tradicional Procissão das Velas em homenagem à Nossa Senhora de Fátima. A celebração, que marca o Dia das Mães e antecede a data dedicada à santa, e tem como tema “Magnificat”, atraiu fiéis e moradores, transformando o percurso em um mar de luz e fé.

A procissão teve início às 19h, partindo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e percorreu as principais ruas do bairro, incluindo a rua Antônio Barreto, avenida Alcindo Cacela, rua Domingos Marreiros, travessa Castelo Branco, av. Magalhães Barata, av. José Bonifácio, Duque de Caxias e retornando à paróquia. Ao longo do trajeto, os devotos acompanharam a imagem da santa, iluminando o caminho com velas e entoando cânticos de louvor.

Uma missa antecedeu a procissão, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e preparou os devotos à procissão. “A procissão das velas é uma oportunidade para expressarmos nossa gratidão e amor à santa”, disse durante a condução.

A doméstica Maria Jorja, de 60 anos, moradora do bairro do Jurunas, encontrou em Nossa Senhora de Fátima uma amiga para todas as horas, principalmente nos momentos que mais precisou, especialmente quando criança, ao se perder de seus familiares quando ainda morava em Afuá, no Arquipélago do Marajó. De acordo com Jorja, a santa abriu caminhos para que o milagre pudesse acontecer.

“Participar da Procissão das Velas é um momento muito marcante para mim. Venho sempre para expressar minha devoção a Nossa Senhora de Fátima e pedir sua intercessão em minha vida. Ela me ajudou a encontrar meus familiares de uma forma que eu nem imaginava ser possível, colocando pessoas e coisas para que o destino se encontrasse”, conta Maria Jorja.

Neste domingo (12), as ruas do bairro de Fátima, em Belém, foram palco de manifestação de devoção católica, com a tradicional Procissão das Velas em homenagem à Nossa Senhora de Fátima.. Fotos: Antonio Melo

Para a pedagoga Ava Valente, 31, Nossa Senhora de Fátima foi remédio e cura no período em que esteve enferma. “Para mim, esta procissão é um momento de renovação da fé e de conexão com ela. Pedi muito a Deus e Nossa Senhora que me abençoasse para fazer minha cirurgia de coração. Rezei muito e rezo todos os dias por ela”, comenta.

“Ver tantas pessoas reunidas, iluminando as ruas com suas velas é realmente emocionante. Nossa Senhora de Fátima é um símbolo de esperança e amor para todos nós”, expressa Ava.

Serviço:

As homenagens a Nossa Senhora de Fátima continuam nesta segunda-feira (13), o dia dela, com uma programação especial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. As atividades incluem missas ao longo do dia, às 8h30, celebrada pelo vigário paroquial Padre Paulo Falcão. Já às 10h, haverá uma missa na Câmara Municipal de Belém.

Com destaque para a Missa Solene e Coroação da imagem da santa, presidida pelo pároco, Cônego Silvio Trindade, às 12h. Completando o cronograma da tarde, às 16h30 terá novena, e às 17h a Missa Solene, presidida pelo Bispo Coadjutor de Bragança, Dom Raimundo Possidônio.

O encerramento da festividade será marcado por Missa e pela Procissão do Adeus, celebrada pelo Cônego Silvio Trindade, às 18h30.