Dr. Responde
Projeto na CDH garante direito à amamentação em instituições de saúde
(Com informações da Agência Senado)
Assuntos
Dr. Responde
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta terça-feira (16) um projeto que garante o direito de mães e bebês à amamentação em maternidades e outras instituições de saúde. O PL 2.846/2021 propõe alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990), estabelecendo que hospitais e estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes devem assegurar o direito da lactante e do bebê à amamentação, exceto por razões de saúde. Além disso, a proposta determina que a situação de rua não é motivo para separar crianças de suas mães.
Apresentado pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN), o projeto recebeu parecer favorável da relatora, senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), que propôs três emendas de redação. O projeto segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em Plenário.
Zenaide Maia ressalta que a separação entre mães e filhos, motivada por carências e fragilidades da mulher, é uma prática autoritária, que afeta especialmente mulheres negras e pobres. Segundo ela, essa separação pode agravar situações de risco e fragilizar ainda mais a integridade física e psíquica de mães e recém-nascidos.
A autora enfatiza a importância da amamentação para a saúde do bebê, destacando que nas primeiras horas já são transferidos anticorpos da mãe para o filho. A relatora acrescenta que negar às crianças o direito à amamentação, a não ser por razões de saúde, é uma prática cruel e atentatória aos direitos humanos, especialmente quando motivada pela pobreza das mães.
Mais Notícias
Mais artigosCOLÔNIA DE BACTÉRIAS
Descubra qual o tempo ideal para trocar a esponja da cozinha
Aquele item que parece inofensivo pode ser um verdadeiro reservatório de microrganismos se não for trocado com frequência.
MANIÇOBA É SÓ DEPOIS!
Veja as dicas de alimentação e hidratação para as romarias do Círio
Para percorrer longas distâncias, romeiros devem apostar em líquidos e refeições leves, segundo especialista
SAÚDE
Refrigerante zero pode aumentar risco de gordura no fígado
Pesquisa apresentada na Europa sugere que versões diet têm efeito mais nocivo ao fígado do que as bebidas comuns, mesmo em pequenas quantidades.
NA MEDIDA CERTA
Castanha-do-Pará: saiba quanto consumir sem prejudicar a saúde
Rica em selênio e antioxidantes, a castanha-do-pará traz vários benefícios, mas o consumo deve ser de 55 mcg (microgramas) de selênio por dia
Perigo à vista
Bebida com metanol pode causar cegueira e morte em horas. Saiba se proteger
O metanol pode provocar cegueira irreversível, falência múltipla de órgãos e até a morte
BENEFÍCIOS
Dente-de-leão: a erva que limpa o fígado e ajuda a reduzir o inchaço
Rico em compostos naturais, o dente-de-leão apoia a desintoxicação do fígado, estimula a drenagem linfática e combate a retenção de líquidos de forma leve e eficaz.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade