Justiça do Pará suspende licença da Mina do Sossego, da Vale Justiça do Pará suspende licença da Mina do Sossego, da Vale Justiça do Pará suspende licença da Mina do Sossego, da Vale Justiça do Pará suspende licença da Mina do Sossego, da Vale
Com lucro de R$ 31,6 bilhões, a Vale também anunciou um programa de recompra de ações. Veja as novidades na empresa.
Com lucro de R$ 31,6 bilhões, a Vale também anunciou um programa de recompra de ações. Veja as novidades na empresa.

A Vale informou ao mercado e acionistas que tomou conhecimento, nesta segunda-feira, 15, sobre decisão do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) que suspendeu a liminar que autorizava o funcionamento da Mina de Sossego, localizada em Canaã dos Carajás.

Em fevereiro de 2024, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará (Semas) havia suspendido a licença de operação (LO) da mina, alegando descumprimento de condicionantes ambientais.

Após a decisão da Semas, a Vale ajuizou Tutela Provisória de Urgência, tendo o juízo de primeira instância de Canaã dos Carajás, em 24 de fevereiro de 2024, restabelecido a vigência e validade da licença.

Em 1º de março, o Estado interpôs recurso de agravo de instrumento para o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, obtendo decisão que restabelece a suspensão da LO da mina do Sossego. A empresa ainda não foi notificada formalmente da decisão.

“A empresa adotará as medidas judiciais cabíveis visando reverter esta decisão e restabelecer o pleno funcionamento de suas operações, confiando na justiça brasileira e no cumprimento de suas obrigações”, informou a Vale, em nota.