Pará

Jader Filho abre discussões da Plenária Anual do Fórum de Cidades Amazônicas

Em discurso, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, abordou a importância de enxergar as particularidades do contexto social dos moradores dos espaços urbanos da Amazônia. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Em discurso, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, abordou a importância de enxergar as particularidades do contexto social dos moradores dos espaços urbanos da Amazônia. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Irlaine Nóbrega

Foi realizada nesta terça-feira, 16, a inauguração da Plenária Anual de 2024 do Fórum de Cidades Amazônicas (FCA), no Palácio Antônio Lemos, evento que reuniu governos municipais de cidades da América Latina integrantes da bacia amazônica para tratar sobre o desenvolvimento sustentável da região. Estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais das cidades amazônicas, além do Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

A Plenária estabeleceu o plano de trabalho do Fórum para o biênio 2024-2025. Durante o evento foram abordados o cenário de vulnerabilidade compartilhado pelos 9 países do território da Amazônia Legal, com pautas relacionadas aos impactos da crise climática, preservação da floresta amazônica e da diversidade de grupos étnicos e a infraestrutura da região.

Em discurso, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, abordou a importância de enxergar as particularidades do contexto social dos moradores dos espaços urbanos da Amazônia. “Aqui temos pessoas que querem ter direito a saneamento básico, a boa educação, saúde, bons empregos e a lazer. Nós precisamos compreender que a verdadeira ação para preservação tem que ser cuidar das pessoas. Não pode ser incompatível dar qualidade de vida aos amazônidas e ao mesmo tempo cuidar das florestas”, declarou.

O encontro foi o primeiro, após oficialização da cidade de Belém como sede da COP-30, a debater a realidade amazônica entre os representantes municipais dos países inseridos na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Durante o discurso, o chefe da pasta das Cidades reafirmou o compromisso do Governo Federal em contribuir para o desenvolvimento da região.

“Quero que fique claro o compromisso do Governo Federal com a preservação das nossas florestas. No governo do presidente Lula já foi reduzido em mais de 40% o desmatamento da Amazônia. Nós queremos alcançar a meta ambiciosa de desmatamento zero. Nós vamos fazer a nossa parte, mas queremos saber o que as grandes economias vão fazer em relação à questão da discussão da preservação da Amazônia”, afirmou o ministro Jader Filho.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, também esteve presente no evento e, em discurso, abordou a importância da ação conjunta entre os países em prol do desenvolvimento sustentável. Estiveram também representantes de organizações municipalistas, como a Associação Brasileira de Municípios, a Frente Nacional dos Prefeitos e entidades voltadas às pautas ambientais, além do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).

FÓRUM

O Fórum das Cidades Amazônicas (FCA), criado em paralelo a Cúpula Presidencial da Amazônica, é uma aliança de governos locais dos oito países que compartilham o território da floresta amazônica. A coalizão promove às prefeituras amazônicas um espaço de cooperação e realização de projetos conjuntos, além de fortalecer as práticas de urbanização sustentável da Amazônia entre os municípios.