Notícias

Inmetro dá dicas de como prevenir acidentes domésticos. Confira!

Foto: Divulgação/Inmetro
Foto: Divulgação/Inmetro

Entre os dias 8 e 12 de abril, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está realizando a Operação Ambiente Seguro em todo o Brasil. O objetivo é fiscalizar estabelecimentos comerciais para garantir que produtos essenciais, como cadeiras, extintores de incêndio, escadas e panelas metálicas, estejam disponíveis com o selo de conformidade do Inmetro.

Além de assegurar uma concorrência justa nos preços, a operação visa reduzir o número de acidentes domésticos causados por produtos de baixa qualidade.

Em entrevista à Agência Gov, Hercules Antonio da Silva Souza, pesquisador e tecnologista em Metrologia e Qualidade do Inmetro, enfatiza a importância de comprar produtos no mercado formal e verificar a presença do selo de conformidade do Inmetro, que é uma garantia de que o produto atende aos requisitos mínimos de segurança após passar por testes rigorosos.

“Essas operações têm um caráter orientativo, a gente quer que os estabelecimentos atendam o que está estabelecido no regulamento […]. Queremos criar um ambiente em que os próprios comerciantes, varejistas, atacadistas ou importadores sejam levados a perceber que essas regras servem para produzir um produto de qualidade, adequado, que atenda aos regulamentos e todo mundo sai ganhando no final das contas”, concluiu.

Se o consumidor encontrar produtos sem o selo do Inmetro, Souza recomenda entrar em contato com o Instituto pelo telefone 0800 285 1818 ou através do site oficial para relatar o problema e evitar que tais produtos sejam comercializados.

“A seleção (para fiscalização) desses objetos é feita a partir dessa plataforma. O campeão de problemas é a escada metálica, que é um objeto muito utilizado no País e muita gente acaba tendo problema na utilização desse equipamento. Então, a gente acabou optando por fazer uma operação que permita garantir que esses produtos estejam sendo oferecidos para o consumidor de uma maneira segura e que estejam atendendo aos requisitos mínimos estabelecidos”, afirmou. “A gente usa essas informações como subsídio para ampliar essas operações, como a do Ambiente Seguro, e também para aperfeiçoar nossos regulamentos quando for necessário.”

O pesquisador também lembra da importância de seguir as orientações do fabricante ao utilizar produtos como panelas de pressão, incluindo a manutenção adequada do objeto.

A Operação Ambiente Seguro visa promover a segurança do consumidor e evitar possíveis incidentes domésticos.

(Com informações do Inmetro)