Notícias

Projeto proíbe empresa de negar emprego à mulher por ser mãe

Com vagas distribuídas em todas as regiões do Brasil, o processo seletivo do Sicredi tem postos abertos nas áreas de negócios, administrativa, crédito, tecnologia e diversas outras frentes
Com vagas distribuídas em todas as regiões do Brasil, o processo seletivo do Sicredi tem postos abertos nas áreas de negócios, administrativa, crédito, tecnologia e diversas outras frentes Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

O Projeto de Lei 5355/23, que tramita na Câmara dos Deputados, proíbe empresas de negar emprego à mulher em razão de sua condição de mãe.

Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece vedações para corrigir distorções do acesso da mulher ao mercado de trabalho. A lei proíbe o empregador, por exemplo, de recusar promoção ou dispensa do trabalho por situação familiar ou gravidez.

Segundo a deputada Silvye Alves (União-GO), autora da proposta, quando algumas mulheres fazem entrevista para vaga de emprego, enfrentam preconceitos por serem mães. “Uma lei que as protejam de discriminação na hora da contratação de trabalho, em razão de sua condição de mãe, seria um importante passo para promover a igualdade de oportunidades”, afirma a parlamentar.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias