Grande Belém

Relíquias de Santa Teresinha chegam a Belém para visitar paróquias

O relicário é uma urna com o fêmur e o pé direito da santa, que veio da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França, e está percorrendo cidades brasileiras. Foto: Celso Rodrigues
O relicário é uma urna com o fêmur e o pé direito da santa, que veio da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França, e está percorrendo cidades brasileiras. Foto: Celso Rodrigues

Trayce Melo

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face estão em Belém. Alguns devotos foram prestigiar nesta sexta-feira, 5, a chegada no  aeroporto Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans. As relíquias visitarão paróquias e Carmelo dedicados a Santa Teresinha em Belém, Benevides e Ananindeua, além da Catedral Metropolitana e da Paróquia Santa Cruz de  até o dia 08 de abril. 

O relicário é uma urna com o fêmur e o pé direito da santa, que veio da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França, e está percorrendo cidades brasileiras desde o início de fevereiro até o mês de outubro. Ele é destinado, desde 1994, a peregrinar pelo mundo.

 

Esta é a quarta visita das Relíquias ao Brasil, desta vez em comemoração ao triênio (2023 a 2025) de celebrações aos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, comemorado em janeiro de 2023, e dos 100 anos de canonização da Santa que ocorrerá em maio de 2025. 

Santa Teresinha do Menino Jesus é uma das santas mais populares na Igreja hoje em dia e possui grande número de devotos na capital paraense. Só na Arquidiocese de Belém, quatro Paróquias são dedicadas a ela: no Jurunas, no Souza e no Tenoné, em Belém; e em Águas Lindas, em Ananindeua. Em Benevides, há ainda o Mosteiro das Monjas Carmelitas Descalças que também leva o nome da “Santa das Rosas”, como é conhecida. Uma programação especial foi montada com peregrinação, missas, momentos de oração e vigílias durante sua passagem. 

O Coordenador da Comissão local de Peregrinação, Moisés Rocha, conta que Santa Teresinha morreu jovem, mas deixou um bonito legado de mansidão na vivência do Evangelho. “Santa Teresinha é uma carmelita, descalça, e fez da sua vida uma oferta agradável a Deus. Ela nunca saiu do carmelo, mas a igreja a considera a padroeira das missões. É mundialmente conhecida, podemos dizer que é uma das santas mais populares da atualidade, sendo reverenciada não somente dentro da igreja católica. A sua simplicidade, a sua pequena via que faz com que cada vez mais nós fiéis e devotos nos estreitemos os laços a Deus”, pontua.

Ele ainda diz que a visita das Relíquias de Santa Teresinha ao Brasil corresponde a esse grande desejo que ela tinha de anunciar o Cristo nas cinco partes do mundo. “Ela viaja pelo mundo inteiro e neste ano está visitando as comunidades carmelitas de frades, monjas e seculares. Essa peregrinação é justamente pelos 150 anos do seu nascimento que nós celebramos ano passado e no próximo ano será os 100 anos da sua canonização. Então a Arquidiocese de Belém com a bênção do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, acolhe hoje esse momento de graça. Para nós é uma festa, um motivo de grande alegria e bênção de Deus”, descreve. 

A Urna, na qual se encontram as Relíquias de Santa Teresinha, é um presente do povo brasileiro para a Basílica de Lisieux e manifesta a proximidade e o carinho do Brasil com essa querida santa, explica o Coordenador da Comissão local de Peregrinação, Moisés Rocha. 

“É interessante saber que a urna é feita do Pau Brasil, que foi um presente justamente de nós brasileiros para o Santuário de Lisieux, na França”, esclarece. 

O pároco da Paróquia de Santa Teresinha da Amazônia, Padre Gabriel Paes, diz que é um momento de grande expectativa para a sua paróquia. 

“Para nós está sendo um momento de muita emoção e alegria. A nossa paróquia é nova, tem três anos e, apesar de pouco tempo, está recebendo um presente desse tamanho. Estamos nos preparando muito pra Domingo, que vai ser a última visita dela, que vai ser na nossa paróquia. O momento maior com o povo vai acontecer na sede da Tuna Luso Brasileira e depois nós vamos para a igreja, que fica no Império Amazônico. Vamos fazer uma vigília, vamos ter três missas. No domingo uma missa na Tuna, às 18 horas, depois uma missa às 22h30 na nossa igreja. Na segunda teremos nossa despedida, com uma missa às 6h e depois a carreata até o aeroporto Internacional de Belém”, conta. 

 

Serviço: 

Programação na Arquidiocese de Belém

 Sexta-feira (05)

  •         8h30 – Chegada
  •         Carmelo Santa Teresinha – Benevides

 

Sábado (06)

  •         9h às 11h – Catedral Metropolitana de Belém- Cidade Velha
  •         12h às 17h -Paróquia Santa Teresinha- Tenoné
  •         18h às 7h de domingo(07)- Paróquia da Santa Cruz

 

Domingo (07)

  •         6h às 10h- Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus- Jurunas
  •         12h às 16h30 – Paróquia Santa Teresinha – Águas Lindas, em Ananindeua
  •         18h até a saída para o aeroporto na segunda-feira (08) – Paróquia Santa Teresinha da Amazônia- Souza