Alexandre Nascimento
Centenas de fiéis católicos participaram, na noite de ontem, da emocionante procissão luminosa com a imagem do Senhor dos Passos, organizada pela Catedral Metropolitana de Belém. O cortejo solene partiu da Catedral, no bairro da Cidade Velha e seguiu até a Basílica Santuário, em Nazaré.
Antecedendo o cortejo, foi celebrada missa solene na Catedral, onde o monsenhor Agostinho Cruz, cura da Sé, destacou o exemplo de fé deixado por Jesus durante sua jornada terrena, conforme registra a tradição cristã. “Esse momento da nossa fé cristã é saber que Nosso Senhor Jesus Cristo deixou o exemplo de que conseguimos caminhar com Deus, mesmo sob dificuldades. O traslado do Senhor dos Passos representa justamente isso, que a caminhada com a cruz envolve esforço, mas temos o apoio de Jesus”, disse o monsenhor.
Após a missa, a imagem do Senhor dos Passos foi conduzida pelo corredor da igreja, envolvendo os fiéis em uma atmosfera de profunda devoção. Para muitos, como Danila Freitas, 45 anos, professora, o momento foi único de contemplação e meditação. “Essa imagem do Senhor dos Passos que estamos vendo passar mostra a santificação de Jesus, de que vale aguentar o fardo para fazermos a vontade de Deus”, declarou a devota. Em seguida, a imagem foi conduzida pelas ruas da Cidade Velha, onde muitos fiéis iluminaram as vias com suas velas acesas durante o cortejo. “Quem ilumina mesmo a nossa vida é Jesus, que morreu na cruz por nós. Por isso, fazer essa caminhada é questão de mostrar minha gratidão por essa benção durante a Páscoa”, disse Benedita do Carmo, 68 anos, aposentada”.
Como de costume, a procissão fez uma parada em frente à Igreja da Trindade, que fica na avenida Almirante Tamandaré, e onde inúmeros fiéis esperavam a passagem do Senhor do Passos. “Todos os anos na Páscoa, venho à igreja da Trindade esperar esse momento que é tão marcante para quem acredita na história de Jesus. Meu coração transborda de alegria e gratidão”, declarou Rogério Pinto, 45 anos, engenheiro. A procissão luminosa terminou na Basílica Santuário de Nazaré, onde a imagem do Senhor dos Passos ficará em vigília até a Sexta-feira Santa (29), quando às 7h sairá em procissão até a Igreja das Mercês, na rua Gaspar Viana, no bairro da Campina. No local, haverá o encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que sai em procissão da Igreja de São João Batista, na Cidade Velha, e onde será realizado o Sermão do Encontro a partir das 10h.
Cerimônias desta quinta-feira
Nesta quinta-feira (28) a programação começa às 7h, na Catedral Metropolitana com a oração das Laudes. Já às 8h começa Missa do Crisma (Santos Óleos), presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Paulo Andreolli e todos os sacerdotes e diáconos da Arquidiocese de Belém. Nesta missa ocorre a renovação dos compromissos sacerdotais e bênção dos Santos.
Ainda nesta quinta, à noite, ocorre a Missa da Ceia do Senhor, com a cerimônia do lava-pés, em todas as paróquias de acordo com o horário de cada uma. Na Catedral Metropolitana a celebração será às 18h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, em seguida terá o traslado do Santíssimo para a capela da Reposição (na própria Catedral) para adoração até a meia-noite.