Grande Belém

Confira a programação completa da Semana Santa em Belém

Confira a agenda de eventos da igreja católica na Semana Santa. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Confira a agenda de eventos da igreja católica na Semana Santa. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Trayce Melo

A Semana Santa é um período litúrgico da tradição religiosa do cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, iniciando neste Domingo de Ramos, e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. No Brasil, os cristãos realizam uma série de celebrações durante o período que relembram a última semana da vida de Jesus.

A professora Léa Rodrigues de Souza, de 40 anos, conta que renova as promessas de batismo. “Na verdade, eu sigo os padrões da religião católica, os princípios na igreja. Eu tento fazer alguma obra que a gente possa estar ajudando o próximo através disso, aproveito esses dias para refletir sobre a vida. Não só física aqui nesse mundo, mas também espiritual, se colocando no lugar do outro. Tudo que a gente vê aqui diante dessa sociedade e as mazelas”, diz.

Já a administradora Iraneide Marques, 57, diz que evita comer carne durante esse período. “Eu passo a semana me preparando, vou à missa e faço jejum. Ainda temos essa tradição de fazer o jejum em casa. Não é mais como antigamente, mas a gente faz”, comenta.

A autônoma Sandra Monteiro, de 58 anos, diz que passa esse momento perto da família. “Eu sempre frequento a igreja, participo das programações e tento fazer o bem. Não é só na semana santa que eu vivo o catolicismo. Mas durante a semana santa eu vou para a missa do Domingo de Ramos e na sexta-feira faço todo o processo, jejum e acompanho a procissão do senhor morto e osso o domingo de Páscoa com a família”, explica.

 

PROGRAMAÇÃO

Para celebrar a maior Solenidade Católica, a Arquidiocese de Belém do Pará realiza uma programação intensa que começou no Domingo de Ramos (24) e segue até o Domingo de Páscoa (31).

Mutirão de confissão em preparação para a Páscoa segue até a quarta-feira (27). Com o objetivo de atender mais fiéis é realizado o tradicional “Mutirão”, em que as paróquias se organizam por datas para terem mais sacerdotes auxiliando nos atendimentos aos fiéis.

Entenda: Um dos sete sacramentos da Igreja Católica, o Sacramento da Penitência concede ao fiel o perdão de seus pecados e o convida a uma conversão interior e busca por mudança através de mortificações e humildade diante de seus pecados. O sacramento da penitência é uma das recomendações da Quaresma, e ao contrário do que se pensa, quando se fala em penitência, não se refere a algo físico como a dor e sofrimento, mas à uma virtude que permite olhar para dentro de si e reconhecer a fraqueza, falha e fragilidade e assim corrigi-las para uma fecunda vida cristã. Durante a quaresma a penitência precisa ser colocada em prática diariamente, com os arrependimentos dos pecados cometidos, combatendo o orgulho, a soberba, e os demais pecados capitais.

Também na quarta-feira (27), será realizada a Procissão da Fuga do Senhor, com a Imagem do Senhor dos Passos (Jesus carregando a cruz), saindo da Catedral Metropolitana para a Basílica Santuário de Nazaré, após a Santa Missa das 18h, presidida pelo Monsenhor Agostinho Cruz, Cura da Sé.

Entenda: A Imagem do Senhor dos Passos representa o momento doloroso de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a pesada cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido em tons de marrom e grená deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.

Na Quinta-feira Santa (28) a programação começa às 7h, na Catedral Metropolitana com a oração das Laudes que será realizada pelos cônegos do Cabido de Belém.  Já às 8h começa Missa do Crisma (Santos Óleos), presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Paulo Andreolli e todos os sacerdotes e diáconos da Arquidiocese de Belém. Nesta missa ocorre a renovação dos compromissos sacerdotais e bênção dos Santos. A celebração será transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais), emissora da Arquidiocese de Belém.

Entenda: Na Missa do Crisma (conhecida também como Missa da Unidade) é realizada a renovação das Promessas Sacerdotais do Clero diante do Arcebispo. Também ocorre a benção dos óleos dos catecúmenos, dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma, por isso da celebração ser chamada de “Missa dos Santos Óleos”. Esses óleos serão utilizados nas paróquias para os sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.

Ainda na Quinta-feira Santa (28), à noite, ocorre a Missa da Ceia do Senhor, com a cerimônia do lava-pés, em todas as paróquias de acordo com o horário de cada uma. Na Catedral Metropolitana a celebração será às 18h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, em seguida terá o traslado do Santíssimo para a capela da Reposição (na própria Catedral) para adoração até a meia noite. A celebração será transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais), emissora da Arquidiocese de Belém.  Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, presidirá a missa às 19h, na Comunidade Santo Expedito – Acampamento.

Entenda: A Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do lava pés, recorda o gesto de Jesus durante a Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos, celebra também a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Cristo, na noite em que ia ser entregue, ofereceu a Deus o seu Corpo e o seu Sangue, sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou a seus discípulos. Nesta mesma noite em todas as Igrejas do mundo é retirado de dentro do sacrário a hóstia consagrada, o corpo de Cristo, e é posto em um local reservado para que possa ser adorado, e permanece lá até o sábado santo. O ato de se deixar o sacrário vazio dentro das Igrejas recorda-nos o momento que é retirado Nosso Senhor Jesus Cristo para ser entregue a morte, e depois colocado no sepulcro.

Sexta-Feira Santa (29) – Paixão e Morte do Senhor, a  programação começa com  Procissão do Encontro, que terá a saída da Imagem do Senhor dos Passos, às 7h da Basílica Santuário de Nossa Senhora Nazaré e, às 8h, a Imagem de Nossa Senhora das Dores, da Igreja de São João Batista (Cidade Velha), ambas seguem em procissão para o encontro que ocorre na Igreja de Nossa Senhora das Mercês (Comércio), por volta das 10h. No encontro das imagens ocorre o Sermão do Encontro, este ano o pregador será o Padre Carlos José Almeida Sousa, Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Tenoné.

Sermão das Sete Palavras: é realizado tradicionalmente às 12h, na Capela Santo Antônio (Praça Dom Macedo Costa, 128 – Campina).  A 145ª edição terá como pregador Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém. O momento será transmitido ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais), emissora da Arquidiocese de Belém. O Sermão é composto pela meditação das Sete Últimas Palavras proferidas por Jesus Cristo, quando suspenso no madeiro da Cruz, em suas “Três Horas da Agonia”.

Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor: será às 17h, na Catedral, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto, também com transmissão ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais), emissora oficial da Arquidiocese de Belém. Nas paróquias serão celebradas pelos padres e vigários de acordo com programação própria.  Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, estará às 15h, na Comunidade Santo Expedito – Acampamento.

Sermão do Descendimento da Cruz: ocorrerá em seguida da Liturgia da Paixão, também na Catedral. Esse ano terá como pregador o Diácono Onildo Botelho, da Paróquia Jesus Ressuscitado.  Após o Sermão do Descendimento da Cruz, terá a Procissão do Senhor Morto, acompanhado da Imagem de Nossa Senhora das Dores, da Catedral para a Igreja de São João (São Joãozinho).

Entenda: A Ação Litúrgica relembra o momento incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado.

No Sábado Santo (30) – Sábado Santo, a Vigília Pascal é celebrada em todas as paróquias. Na Catedral de Belém ocorrerá às 20h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, com transmissão ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais), emissora oficial da Arquidiocese de Belém. Após a vigília haverá procissão com a Imagem de Jesus Ressuscitado, no entorno da Praça Frei Caetano Brandão. Os bispos auxiliares, Dom Antônio de Assis Ribeiro, celebrará às 19h, na Comunidade Santo Expedito – Acampamento e Dom Paulo Andreolli, presidirá às 19h, na Paróquia São Francisco Xavier, no bairro do Marco.

Entenda: A Vigília Pascal é composta de quatro partes: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística, o ato litúrgico chega a ser concluído em quase quatro horas de celebração. É nesta celebração que é feito solenemente o Anúncio de Páscoa, a ressurreição de Nosso Senhor. E é devolvido aos sacrários das Igrejas do mundo inteiro as hóstias consagradas, recordando que Nosso Senhor Jesus Cristo, após sua ressurreição, está de volta em nosso meio.

Domingo de Páscoa (31) – Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, Missa de Páscoa será celebrada em todas as paróquias da Arquidiocese de Belém.  Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, presidirá às 18h, na Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Marituba. Os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belém: Dom Antônio de Assis Ribeiro, presidirá a missa às 18h, na Área Missionária São João Bosco, no Bairro da Sacramenta, e Dom Paulo Andreolli, presidirá às 8h, na Comunidade Imaculada Conceição, na Ilha do Maracujá e às 19h, Santa Edwiges.

Entenda: Celebrar a Páscoa é reviver a Ressurreição de Cristo. A Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo é o centro do calendário litúrgico para a Igreja Católica, todas as celebrações do ano são voltadas e agendadas a partir deste momento.