A comemoração dos 397 anos do Complexo Ver-o-Peso vai contar com dezenas de serviços oferecidos por várias secretarias municipais e também a com realização de uma divertida competição. Os “Jogos do Ver-o Peso”, realizados pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), chegam à 6ª edição no dia 27 de março, como uma das inúmeras atrações pela celebração de aniversário da maior feira livre da América Latina.
A gincana envolve a participação dos trabalhadores formais e informais do Complexo do Ver-o-Peso, que irão competir em atividades que fazem referência ao cotidiano da feira de forma lúdica e recreativa. Os participantes serão desafiados a realizar tarefas como descascar castanha, descascar mandioca, descascar pupunha, tomar açaí com peixe frito e farinha, e ainda o “Masterchef do Ver-o-Peso”.
Os jogos proporcionam um momento de lazer aos trabalhadores e trabalhadoras que diariamente produzem a própria renda no complexo de feiras, garantindo uma melhor qualidade de vida e trabalho, e também garantem visibilidade ao comércio praticado no local, despertando o interesse da população sobre o principal cartão-postal da cidade.
Frutas nomeiam equipes
Os competidores dos jogos serão divididos em seis equipes, nomeadas em homenagem a frutas regionais, tipicamente encontradas no “Veropa”: Cupuaçu, Açaí, Bacuri, Pupunha, Castanha-do-Pará e Manga. Cerca de 120 pessoas devem participar de forma direta da gincana, e 5000, indiretamente.
A 6ª edição dos “Jogos do Ver-o-Peso” ocorre durante a programação em homenagem aos 397 anos do Complexo, no dia 27 de março, das 7h às 14h.
Reforma do Ver-o-Peso
Como parte das grandes obras que têm como referência a COP-30 em Belém, em 2025, a Prefeitura realiza no Ver-o-Peso a maior reforma desde que a feira foi criada, há quase quatro séculos.
Todas as principais áreas da feira passarão por uma minuciosa reforma, incluindo os mercados de Carne e Peixe e a Feira do Açaí.
A reforma está orçada em R$ 63 milhões, financiados em cooperação com o governo federal, via Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico Nacional (Iphan).
As obras já iniciaram, pela Ladeira do Castelo que, por ser tombada, exige minuciosas reconstruções, com dez frentes de trabalho.
A Prefeitura de Belém também oferecerá, no dia 27 de março, uma ampla gama de serviços à população, envolvendo quase todas as secretarias municipais.
Fonte: Agência Belém