Pará

Dia Mundial da Água: a preservação começa em casa

Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.
Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.

Ana Laura Costa

Hoje (22) comemora-se o Dia Mundial da Água e a data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação desse recurso hídrico para a manutenção do ecossistema e vida humana.

E relembrar a importância desse recurso para a manutenção da vida é urgente, uma vez que o desperdício da água na utilização diária é recorrente. Segundo Silvana Veloso, professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), no Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos, tanto na indústria quanto nas residências – neste último num quantitativo menor – há desperdício massivo de água.

“Em atitudes como nas lavagens de carros, calçadas e ainda das casas, com o uso da mangueira a gente perde muita água, assim como em banhos demorados demais, mas tem como converter e fazer a reutilização dessa água”, comenta.

A reutilização da água em práticas como as citadas, já são realidade em muitas residências. De acordo com a professora, em algumas residências os moradores já costumam reutilizar a água da máquina de lavar para outras atividades como limpar banheiros, quintais, garagens e calçadas, por exemplo.

“A captação de água da chuva também é uma alternativa eficiente para o reaproveitamento do recurso. Há uma série de questões que podemos estar pensando nesse tipo, a fim de minimizar essas práticas de desperdício que são nocivas para todos”, completa.

BOAS PRÁTICAS

Além de evitar o desperdício, o que é muito importante, o uso consciente da água também passa pela atenção com a rede de esgotos, salienta Veloso. Ou seja, descartar lixo em vasos sanitários e pias, podem provocar o entupimento das redes de esgoto, prejudicando todo o processo de tratamento. Suzana Veloso também destaca:

“O óleo de cozinha, por exemplo, muita gente ainda joga na pia e isso vai impactar lá na frente no sistema de tratamento de efluentes”, ressalta.

O correto é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta. “Além disso, estar reutilizando produtos também é até economicamente viável. No caso do óleo de cozinha, ele pode ser reutilizado para produção de sabão. Então, além de não estar desperdiçando, não impacta o meio ambiente”, afirma.

Para finalizar, a professora destaca que tudo gira em torno da conscientização e sensibilização para os recursos hídricos.

“Isso tudo é educação. Temos alguns projetos na universidade também, onde levamos às escolas do ensino médio essa conversa sobre a água, sobre os recursos hídricos. Porque entendemos que são os jovens que vão disseminar isso, que vão ser os cidadãos do amanhã, que irão conservar, preservar, dar exemplos melhores e mais exitosos com relação à questões ambientais e de recursos hídricos”, pontua.

Dicas para uso consciente da água

Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao passar sabão na louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

Priorize banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você passa sabonete, o registro deve ser fechado. Isso permite uma economia de até 30 mil litros no ano.

Evite duchas de alta pressão. Elas possuem uma vazão grande, de 20/30 litros por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água – a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.

Organize a louça antes de lavá-la. Utilize uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.

Espere juntar uma quantidade de roupas suficiente para lavar. Você também pode verificar se elas realmente precisam ser lavadas – várias peças, como calças jeans, podem ser usadas mais de uma vez antes de serem lavadas.

Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.