Em mais uma etapa da reforma da praça Batista Campos, na manhã desta terça-feira, 19, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou o remanejamento dos peixes de um dos lagos do local.
Ao longo dos anos, a praça Batista Campos já recebeu diversas obras de reforma e manutenção, mas a revitalização dos lagos foi feita pela última vez há mais de 20 anos.
A operação foi previamente acertada em reunião entre as secretarias, para que os animais pudessem ser transferidos sem problemas maiores, isso porque os pirarucus, quando se sentem ameaçados, atacam para tentar se proteger, como informou o biólogo da Semma, Tavison Guimarães.
Lagos
O remanejo dos peixes é necessário para que haja a revitalização dos lagos, no entanto, os animais ficarão temporariamente nos outros lagos da praça enquanto a reforma ocorre de forma gradual. Sendo assim, quando o primeiro lago já estiver revitalizado e pronto para receber novamente os peixes, será iniciada a revitalização do próximo lago.
O biólogo da Semma também explicou que são 9 pirarucus, entre juvenis e adultos. “Estamos tentando, da melhor forma possível, minimizar a questão dos riscos para os nossos tratadores que estão ali dentro [do lago] fazendo esse manejo, então é uma questão bastante detalhada e complicada, que a gente tem que ter bastante cuidado pra não ocorrer nenhum tipo de acidente”, relatou. Além da transferência dos peixes, outras equipes continuam trabalhando em outras frentes de serviço na praça.