Belém recebe nos próximos dias 15 e 16 um grande evento preparatório para a COP 30: a Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, realizada pela Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC). As inscrições estão abertas e, segundo a organização, todos aqueles que querem contribuir com o futuro da região amazônica podem participar.
O advogado Aldo Arantes, coordenador nacional da ADJC, explica a finalidade da programação. “O objetivo é mobilizar estudiosos sobre a Amazônia e a sociedade em preparação à COP 30. O mundo e os brasileiros estão com os olhos voltados para a Amazônia. Por isso, temos que contribuir com a elaboração de um projeto sustentável da região que aproveite suas riquezas e, sobretudo, sua biodiversidade e também atenda às necessidades do seu povo”, ressaltou.
Serão conferencistas: Luiz Davidovich, ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências e professor da Universidade de Rochester (EUA); Ema Vieira, pesquisadora titular do Museu Paraense Emilio Goeldi; Henrique dos Santos Pereira, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Tanara Lauschner, subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do MCTI; Edel Moraes, secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais; dentre outros.
Entre os temas abordados durante os dois dias de evento, destacam-se: Amazônia e mudanças climáticas, modelos de desenvolvimento da Amazônia, vozes da Amazônia, COP 30, sistema de justiça da Amazônia, segurança pública e direitos humanos.
Como participar
As inscrições estão abertas e custam R$ 100 para advogados e público geral – membros de movimentos sociais e estudantes têm direito à meia entrada. Para mais informações sobre a programação, palestrantes e inscrições, acesse: bit.ly/cop30adjc.