Uma chuva torrencial provocou alagamentos em diversos locais de Belém nesta segunda-feira, 11. O temporal desabou no meio da tarde e durou aproximadamente 2 horas, suficiente para gerar o caos em diversas ruas e avenidas da cidade. Os engarrafamentos, como na Conselheiro Furtado com 14 de Março, foram inevitáveis e exigiram paciência dos motoristas e usuários do transporte coletivo.
Muitos pedestres tiveram de botar o pé na água para podem seguir para suas casas. Na Pariquis com a Rui Barbosa, a pista simplesmente sumiu, coberta pelas águas.
A chuva da tarde por pouco não coincidiu com a maré alta, que chegou a 3,7 metros em Belém no final da manhã. A área do Ver-o-Peso teve alguns alagamentos. Segundo a Marinha do Brasil, nos dias 11 e 12 de março a maré atingirá 3,7 metros e no período de 09 e 10 de abril, o nível chegará em 3,6 metros – a média local é de 1,81.
As informações constam na Tábua de Marés do Porto de Belém, publicada anualmente pelo Centro de Hidrografia da Marinha. Localizado na Baía do Guajará, distante 120 quilômetros do Oceano Atlântico, o Porto de Belém sofre influência direta das marés, que são os movimentos verticais das águas dos mares provocados pela atração que a lua e, secundariamente, o sol, exercem sobre os oceanos.
A previsão do tempo para Belém nesta terça-feira, 12, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante o dia e a noite. Essa mesma previsão se repete para quarta-feira, 13.