Grande Belém

Semob transforma faixa de tráfego de veículos em estacionamento

Semob transforma faixa de tráfego de veículos em estacionamento Semob transforma faixa de tráfego de veículos em estacionamento Semob transforma faixa de tráfego de veículos em estacionamento Semob transforma faixa de tráfego de veículos em estacionamento
Trânsito que já era intenso na via em alguns horários acabou ficando mais congestionado, segundo condutores
FOTO: CELSO RODRIGUES
Trânsito que já era intenso na via em alguns horários acabou ficando mais congestionado, segundo condutores FOTO: CELSO RODRIGUES

Pryscila Soares

A implantação de uma área reservada ao estacionamento de veículos, ocupando a faixa esquerda da pista, surpreendeu os condutores que trafegam diariamente pela travessa Lomas Valentinas, no perímetro que inicia na Avenida Duque de Caxias e segue até a Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém. Com a mudança, os veículos passaram a estacionar nas duas laterais, afunilando o corredor de tráfego da via.

A alteração está gerando bastante congestionamento no local e reclamação por parte dos condutores. Na prática, no perímetro entre a Duque e a Avenida Rômulo Maiorana, o estacionamento do lado esquerdo da Lomas inicia a partir da passagem Brasil, que corta a via.

Para motoristas que trafegam por ali, a mudança não ficou clara, uma vez que os condutores trafegam normalmente pelo local e quando chegam naquele perímetro se deparam com o estacionamento. Com isso, precisam desviar para seguir o trajeto pela pista de rolamento.

O novo estacionamento causou surpresa ao motociclista de aplicativo Paulo Sérgio Barbosa, 36. Ele ainda não tinha percebido que a faixa da esquerda foi transformada em estacionamento. “Agora que estou observando, ainda não tinha visto isso. Acho que falta mais sinalização, porque complica. A pista já é pequena e ficou menor ainda. Fica mais engarrafamento e o trânsito fica pior. Não deveria nem ser aí o estacionamento, poderiam montar um estacionamento grande, fazer em um galpão para carro e moto”, disse.

ESPAÇO

Também motociclista de aplicativo, Vanessa Silva, 33, acredita que a medida já está prejudicando o trânsito na área. “Achei uma falta de organização pelo fato de o espaço já ser pequeno, estreito. Mesmo sem o estacionamento já ficava engarrafado, agora piorou mais. Isso dificulta mais o nosso acesso, sendo que a Almirante Barroso é um dos principais acessos para a gente ir tanto para o centro de Belém quanto para Ananindeua. Na minha opinião, eu acho que não é viável para a gente. Devia ter outro local realmente para estacionar”, critica.

Além da Lomas Valentinas, outra via que também passou pela mudança foi a Rua São Francisco, esquina com a João Diogo, no bairro da Campina. No local, é possível observar placas sinalizando estacionamento na faixa esquerda, assim como é permitido estacionar na pista da direita. Contudo, o estacionamento nas duas laterais reduziu o espaço na pista de rolamento.

Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informou que a Lomas Valentinas, entre a Duque de Caxias e Almirante Barroso, está recebendo readequação da sinalização viária vertical e horizontal, referente às placas de trânsito e pintura. Afirma que o trecho em questão recebeu recentemente a implantação da faixa de segurança ao lado da ciclofaixa (zebrado branco) e também a demarcação de faixa de estacionamento do lado esquerdo da travessa, ao lado da ciclofaixa.

A Semob explica que houve a supressão do estacionamento que ficava do lado direito da travessa, de forma que a via permanece com três faixas de tráfego veicular. A nota diz ainda que o projeto garantiu um aumento de vagas, no trecho citado travessa, de 28 para 84 vagas.

A autarquia explica que as placas que constam no lado esquerdo da via, no trecho entre as avenidas Rômulo Maiorana e Almirante Barroso, são referentes à proibição de parada e estacionamento sobre a ciclofaixa. A Semob esclarece que essas placas estão em processo de remoção e que serão implantadas as placas de estacionamento regulamentado, referente ao estacionamento localizado ao lado da ciclofaixa.

Quanto a São Francisco, entre a João Diogo e Almirante Tamandaré, a autarquia informa que a sinalização está de acordo com o que é previsto no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Semob informa ainda que a sinalização viária está passando por uma readequação que segue as diretrizes do manual de sinalização do Contran. O volume VIII do referido manual, relativo à sinalização cicloviária, prevê a implantação de estacionamento ao lado da ciclofaixa, diz a nota.