Grande Belém

Transatlânticos com 2,8 mil turistas vão ancorar em Belém em março

A organização estima entre 7.000 e 12 mil leitos flutuantes, a depender da quantidade de transatlânticos que companhias privadas mobilizem.

. Foto: Pixabay
A organização estima entre 7.000 e 12 mil leitos flutuantes, a depender da quantidade de transatlânticos que companhias privadas mobilizem. . Foto: Pixabay

Foi realizada nesta terça-feira, 5, uma reunião técnica para definir as estratégias operacionais para receber os cruzeiros que estão previstos para chegar em Belém. O encontro foi realizado no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) e contou com a participação de representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém. Entre os assuntos discutidos estão a segurança, o tráfego no entorno e a limpeza das vias durante os dias de ancoragem dos navios, além de ações de receptivo programados pela Secretaria de Turismo, foram alguns dos temas tratados.

Nos dias 11 e 14 de março, está prevista a ancoragem de três transatlânticos em Belém. Os Navios Amadea, com 530 cruzeiristas e Hanseatic Spirit, transportando 200 turistas, farão o desembarque no Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci, Distrito da capital paraense. E, no dia 18 de março, o Navio MSC Poesia, vai ancorar na Estação das Docas, com 2.163 cruzeiristas a bordo.

“Nós vamos receber a melhor temporada de cruzeiros esse ano aqui no Pará, com previsão de 15 mil cruzeiristas chegando em Belém e Santarém ao longo da temporada. Essa reunião foi proposta para que cada órgão possa atuar da melhor forma, seja na segurança, na limpeza e no trânsito, para proporcionar a melhor experiência para o turista”, comentou o secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira.

“O navio MSC Poesia virá pela primeira vez a Belém com um número grande de turistas, é um navio com uma estrutura gigante, então precisamos de uma atenção maior na segurança no entorno da Estação, porque eles vão circular naqueles pontos. Também vai demandar uma atenção maior no trânsito, porque precisamos estacionar os ônibus para transportar os turistas na cidade. Também estamos alinhando com a CPH a necessidade de mais um flutuante para fazer desembarque em Icoaraci, para que a circulação de turistas que chegam nos cruzeiros e de viajantes que vão para as ilhas de Cotijuba ou Marajó consiga fluir da melhor forma”, acrescentou Vieira.

O representante da pasta do turismo falou sobre a estrutura dos transatlânticos, expectativas de números de turistas, operação de transbordo, principais necessidades para cada órgão, atuação da Secretaria de Turismo no receptivo e principais equipamentos turísticos que serão visitados no city tour por Belém, entre eles Mercado do Ver-o-Peso, Forte do Presépio, Catedral Metropolitana de Belém, Espaço Cultural São José Liberto, Basílica Nossa Senhora de Nazaré, Theatro da Paz, Museu de Arte Sacra, Museu do Encontro no Forte do Presépio, Museu Paraense Emílio Goeldi, Parque Estadual do Utinga e ainda um passeio de barco a Boa Vista do Acará.